Next quer atingir 3,5 milhões de clientes em 2020 para lançar IPO

Com 2 milhões de clientes, independência do Next deve acontecer no primeiro semestre de 2020; IPO será cogitada só quando o banco digital atingir a marca de 3,5 milhões de clientes.

O Nextbanco digital do Bradescorevelou recentemente que ultrapassou a marca de 1,8 milhão de contas em 2019; em 2020, segundo últimos dados revelados pelo banco, a instituição já ultrapassou a marca de 2 milhões de correntistas nos primeiros dias de Fevereiro.

Em teleconferência aos investidores, o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, revelou que o banco digital Next deve se divorciar do Bradesco ainda no primeiro semestre de 2020.

Conta Next Bank

Conta digital do Next vai ficar independência do Bradesco; Next Bank vai virar uma fintech até Julho de 2020, revelou o presidente do Bradesco. (divulgação)

A independência do Next foi noticiada pelo Portal Conta-Corrente em Abril de 2019; em Novembro de 2019 o Bradesco confirmou a separação, a alegação é de que com o “divórcioo Next poderia competir de maneira mais igualitária com as fintechs, pois teria as mesmas exigências regulatórias dessas empresas, o que seria estratégico pois viabilizaria o aporte de investidores estrangeiros.

Com a independência do Next, o Banco Bradesco passará a ser apenas o controlador da fintech, mas o banco privado continuará servindo de apoio para o banco digital, ou seja, os clientes poderão continuar fazendo saques e depósitos nos caixas eletrônicos da instituição. Além disso, as contas do Next devem continuar sendo custodiadas pelo Bradesco.

Tal como a Neon que utiliza o Banco Votorantim como custodiante/liquidante; o Next Bank deverá utilizar o Bradesco, algo que é bastante comum no universo das fintechs e bancos digitais. Assim, o next deixa de ser uma conta do Bradesco para se tornar em uma fintech independente, mas com um banco tradicional como parceiro.

O Bradesco injetou bastante dinheiro no Next para competir com bancos digitais como Nubank e Banco Inter; em 2019 a instituição extinguiu a tarifa de manutenção para pessoa física e passou a oferecer saques e transferências ilimitadas; a conta oferece inclusive opção de cartão de crédito sem anuidade.

Como se não bastasse a gratuidade da conta e os serviços ilimitados; o banco lançou uma seção de mimos que, segundo a instituição, podem gerar uma economia de até R$300,00 por mês para cada correntista, os mimos incluem desde corridas grátis no Uber até cupons de descontos em parceiros do banco digital.

De acordo com Lazari, em 2020 o Next continuará focando no crescimento da base de clientes, neste ano a instituição deve ficar no zero a zero financeiramente, ou seja, não trará lucro e nem prejuízo, fruto de uma forte estratégia de crescimento e conquista de mercado, a mesma utilizada por startups. Os lucros só devem começar a chegar no banco digital em 2021, ano em que o banco projeta já ter mais de 3,5 milhões de contas abertas.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente