Correntistas do Nubank vão poder adicionar dinheiro à NuConta também por DOC a partir dessa semana.
A fintech Nubank anunciou que a partir dessa semana terá suporte para receber transferências via Documento de Ordem de Crédito, mais conhecido pela sigla DOC. Antes, a NuConta não era compatível para receber transferências de alguns bancos e contas poupanças que só emitem esse tipo de transferência.
Com o fim do valor mínimo da TED (Transferência Eletrônica Disponível),o DOC caiu em desuso, mas ele continua sendo a única opção de transferência em contas de algumas instituições financeiras. Além disso, muitos bancos optar por realizar transferências de até R$4.999,99, preferencialmente por essa modalidade.
O Itaú só recentemente passou a priorizar todas as transferências via TED, antes, para valores de até R$ 5 mil o aplicativo e internet banking sugeria automaticamente que os recursos fossem transferidos pela modalidade mais lenta.
TRANSFERÊNCIAS DA NUCONTA PARA OUTROS BANCOS CONTINUAM SENDO FEITAS VIA TED
A nova forma de transferência vale apenas para recebimento, isto é, as transferências interbancárias feitas pela NuConta do Nubank continuaram sendo realizadas pela modalidade TED, cujo valor cai no mesmo dia – geralmente em poucos minutos – caso o envio seja realizado em dia útil até as 17h pelo horário de Brasília.
O DOC é, tradicionalmente, mais lento, as transferências por esse meio podem demorar até 2 dias úteis para constar na conta do destinatário, é por isso que a NuConta continuará priorizando o envio de transferências por TED.
De acordo com o Nubank, a ausência de suporte para o DOC, até então, fazia com que muitos clientes tivessem as transferências enviadas por essa modalidade devolvida ao banco de origem, motivo que gerava muita insatisfação por parte dos clientes, dado que os bancos tradicionais costumam não devolver a tarifa de transferências em caso de devolução, pois consideram que houve a tentativa.
Nesta semana o Nubank também anunciou que passará a oferecer uma modalidade própria de investimento com liquidez diária e proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). As novidades fazem parte do processo da fintech para virar banco depois que o Banco Central deu a “benção”.
Aos poucos o Nubank vai virando um banco digital completo, processo que pode ameaçar a dominância dos grandes bancos no setor financeiro nacional.