Não quer fornecer informação pessoal para receber valores? Então use a chave aleatória do Pix.
O Pix da Sofisa Direto agora está mais completo! Recentemente, a instituição liberou o envio e o recebimento de valores por meio da chave aleatória do Pix, que é um código com números e letras que pode ser utilizado para receber valores de forma um pouco mais privada. O app da Sofisa permite que os correntistas cadastrem uma chave aleatória, bem como enviem valores usando o código alfanumérico.
A chave aleatória do Pix é a única que as instituições não estão obrigadas a disponibilizar, assim, o fornecimento é facultativo.
Anteriormente, os correntistas da Sofisa só conseguiam cadastrar o CPF/CNPJ, número do celular e o endereço de e-mail como chave de endereçamento do Pix. Vale lembrar que cada correntista Pessoa Física pode ter até 5 chaves; já as pessoas jurídicas conseguem cadastrar até 20 chaves.
A novidade da Sofisa Direto chegou poucos dias depois que o Banco Inter também lançou a compatibilidade com a chave aleatória, que é diferente da chave QR Code.
POR QUE A CHAVE ALEATÓRIA OFERECE MAIS PRIVACIDADE?
Tal como nas demais chaves – com exceção da chave CPF – ao utilizar a chave aleatória não será mostrado o número completo do Cadastro de Pessoa Física, pois a instituição financeira ocultará os primeiros e os últimos números do CPF.
Além disso, a chave aleatória não fica vinculado a nenhum meio de contato do usuário (e-mail ou número do celular), o que torna a solução ideal para aqueles pagamentos em que a identificação para a contraparte pode ser dispensada.
Note, porém, que mesmo com a chave aleatória o pagador conseguirá visualizar o nome completo da pessoa que vai receber o dinheiro, bem como a instituição financeira de destino.
Por conta da sequência alfanumérica ser de difícil utilização, essa opção de pagamento só é recomendada caso o pagador possa copiar e colar o código aleatório, outra opção é utilizar um gerador de QR Code para facilitar a utilização do código dinâmico no momento do pagamento.