Uber exigirá selfie e documento de alguns usuários, entenda

Para criar um ambiente mais seguro para os motoristas, Uber começa pedir validação de identidade aos novos usuários.

Para melhorar a segurança para os parceiros do aplicativo, a Uber anunciou que começa essa semana exigir a validação de identidade dos novos usuários do app que optam por realizar os pagamentos das corridas em dinheiro vivo. De acordo com o comunicado, a Uber passará a solicitar uma foto de um documento de identificação oficial com fotoque poderá ser RG, CNH ou passaporte – e também uma selfie instantânea para confirmar que o usuário é a mesma pessoa do documento apresentado.

Uber pedindo selfie

Fim do anonimato, Uber começa exigir selfie e foto de documento de novos usuários no Brasil que optam por pagar no dinheiro. A selfie precisa ser irada sem óculos e não pode ter nenhum acessório cobrindo a cabeça.

Cabe ressaltar que a Uber já é muito mais do que um aplicativo de mobilidade e delivery de comida! Recentemente, divulgamos que a gigante norte-americana está lançando uma espécie de conta-corrente digital com produtos e serviços financeiros. A investida no setor financeiro é tanta que a empresa lançou até mesmo uma divisão especial, chamada de Uber Money.

Para quem é motorista parceiro do aplicativo já é feita uma rigorosa checagem de segurança, que inclui até mesmo a consulta dos antecedentes criminais nos órgãos Estaduais e Federais.

MAIS SEGURANÇA PARA OS MOTORISTAS

O procedimento de validação de identidade dos usuários deve tornar as corridas ainda mais seguras para os motoristas. Vale lembrar que a startup já realiza outros procedimentos de seguranças nos passageiros, os que pagam as corridas com cartão, por exemplo, têm a identidade checada por meio do banco de dados com a administradora do cartão de crédito e/ou via consulta na Serasa.

O motorista também consegue descobrir antes de aceitar a corrida se o passageiro é um usuário frequente da plataforma.

A partir de agora os usuários que não possuem cartões de crédito também passaram por essa secagem de segurança, em um procedimento que será semelhante ao da abertura de uma conta-corrente, visto que será necessário tirar selfie, fotografar um documento de identidade e, em alguns casos, responder algumas perguntas de segurança.

Embora a checagem de segurança seja, inicialmente, obrigatória apenas para os novos usuários que pagam no dinheiro; aleatoriamente, o aplicativo também poderá solicitar a validação de segurança aos passageiros como medida de segurança.

Caso o usuário não conclua a validação de segurança quando solicitado, ele ficará impedido de chamar a corrida.

Com a identidade dos usuários validada, fica mais fácil para a empresa introduzir à sua conta-corrente digital, pois mais usuários passam a ser elegíveis para a utilização de produtos e serviços financeiros pelo aplicativo.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente