Agora dá para enviar e receber dinheiro de graça pelo WhatsApp no Brasil.
O WhatsApp agora é mais do que um mensageiro! Na última terça-feira (04), o aplicativo de comunicação mais popular do Brasil ganhou um recurso de pagamento que permite que os usuários enviem e recebam dinheiro de graça pelo app. Inicialmente, a funcionalidade de pagamento suporta cartões do Banco Inter, Nubank, Banco do Brasil, Itaú, Mercado Pago, Next e Sicredi (incluindo do Woop).
Entre pessoas físicas o sistema de pagamento é 100% gratuito, tanto para quem paga quanto para quem recebe. Entre pessoas físicas é permitida apenas a utilização de cartões de débito; já os pagamentos destinados às pessoas jurídicas – recurso que será liberado em breve – poderá ser processado tanto no crédito quanto no débito.
Para empresas o custo para receber pagamentos pelo WhatsApp será de 3,99% do valor da transação. Vale lembrar que no Brasil o sistema de pagamento do WhatsApp é processado via Facebook Pay (instituição de pagamento autorizada pelo BC) via gateway da Cielo.
O processo de envio de dinheiro pelo WhatsApp é tão simples quanto enviar uma foto; o recurso de pagamento está sendo liberado gradativamente a todos os usuários que possuem a última versão instalada. Ao clicar no ícone do clipe o usuário encontra uma opção para enviar dinheiro sem burocracia por meio um cartão de débito elegível.
O lançamento do recurso de pagamento no WhatsApp deve ser o início da monetização do app. Embora a solução seja gratuita para as pessoas físicas; quem utiliza o WhatsApp Business terá que pagar um percentual das vendas recebidas, tal como se o recebimento fosse feito por uma maquininha de cartão.
O processo de verificação do cartão será bastante simples, o que deve contribuir para a popularização da solução como forma de pagamento. Além de pagamentos pela app, futuramente o Facebook poderá utilizar a solução para processar pagamentos em estabelecimentos comerciais.
Vale lembrar que o WhatsApp é um dos apps mais utilizados no Brasil, ele está instalado na maioria dos celulares, sendo utilizado também como forma de comunicação oficial de muitas empresas.