Boletos registrados no DDA e não pago pode prejudicar o score

Boletos registrados em seu CPF que não forem pagos até o vencimento podem impactar negativamente no seu score de crédito.

Caso apareça um boleto bancário registrado em seu CPF pelo DDA (Débito Direto Autorizado) e não efetue o pagamento até a data de vencimento, pode acontecer desse boleto prejudicar consideravelmente o seu score, pois os bancos e órgãos de proteção ao crédito têm acesso a todas as cobranças registradas em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Há casos de clientes que recebem constantemente boletos cujo pagamento é OPCIONAL, mas para as empresas de proteção ao crédito essa informação não é reconhecida, o sistema que faz o cálculo da pontuação do credit score vai considerar que o cliente atrasou o pagamento ao não efetuar o pagamento até a data de vencimento.

Débito Direto Autorizado

O DDA (Débito Direto Autorizado) é a representação eletrônica de um boleto bancário, o pagamento não é automático, o cliente pode pagar, agendar ou recusar a cobrança pelo internet banking (divulgação)

Daí a importância de participar do DDA, ao utilizar a ferramenta você poderá rastrear todos os boletos bancários que, porventura, sejam registrados em seu CPF, caso encontre alguma cobrança indevida e/ou não-reconhecida, entre em contato com a empresa e solicite o imediato cancelamento do boleto bancário para evitar que a cobrança prejudique, indiretamente, o seu score de crédito nos órgãos de proteção ao crédito.

“Meu score de crédito nunca aumentava, só caia. Até que um dia eu resolvi participar do DDA, vi que uma empresa estava gerando mensalmente boletos registrados em meu CPF cujo pagamento era opcional para se filiar a um clube da minha cidade. Talvez isso tenha feito o meu score de crédito cair significativamente nos últimos meses.”

Os boletos cujo pagamento é opcional (geralmente para se filiar a sindicato, academia, entidade, etc) não devem serem registrados pelo CPF do pagador, justamente para não influenciar na pontuação do score de crédito ou do cadastro positivo.

Caso note emissão irregular de boletos em seu CPF pode ser também um indício de fraude, alguém pode estar usando o seu CPF em compras por aí.

Felizmente é possível ter acesso aos detalhes do emissor do boleto bancário pelo DDA, tal como: nome do estabelecimento, CNPJ, valor e data de vencimento; o que torna fácil entrar em contato em caso de emissão indevida de cobranças em seu nome. Não deixe que terceiros emitam boletos em seu nome sem que você tenha solicitado um produto e/ou serviço.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente