Em caso de cobrança não reconhecida pelo DDA ou divergências de valores o consumidor deve entrar em contato com o emissor do boleto bancário para contestar a cobrança.
O DDA – Débito Direto Autorizado – é um serviço que facilitou e muito a vida dos brasileiros na hora de pagar contas, infelizmente o serviço ainda é subutilizado pelos consumidores. Por meio desse serviço é possível rastrear eletronicamente pelo banco todo e qualquer boleto bancário que seja emitido em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Neste artigo ensinaremos o que fazer caso receba alguma cobrança indevida pelo DDA.
O que aconteceu comigo – Fiz uma compra pela Amazon americana, todos os tributos e encargos de envio foram incluídos no valor da compra, o que ocorre é que dias após a entrega recebi um boleto bancário pelo DDA de uma cobrança de R$700,00 da DHL (transportadora), aquilo me preocupou bastante, visto que eu já havia efetuado o pagamento de todos os encargos no momento da compra no site da Amazon.
Felizmente eu optei por não pagar o boleto via DDA, em vez disso entrei em contato com a transportador e fui orientado a ignorar a cobrança, pois todos os encargos já haviam sido pagos na origem.
Portanto, caso não reconheça alguma cobrança que apareça no DDA, não efetue o pagamento de imediato, entre em contato primeiro com a empresa que está efetuado a cobrança. O Débito Direto Autorizado permite que o consumidor visualize pelo Internet Banking os dados do emissor da cobrança.
Com exceção da DHL, a maioria das empresas cancelará o boleto bancário caso fique comprovado que ele foi registrado indevidamente. Caso a empresa alegue que não é possível fazer a exclusão e peça para que o consumidor apenas ignore a cobrança, aguarde alguns dias após o vencimento, pois o boleto deve, automaticamente, desaparecer do DDA, pois fica inviabilizado para pagamento devido à expiração.
A DHL disse que não havia como cancelar o boleto, mas pediu para que eu ignorasse a cobrança. Inicialmente eu não fiquei satisfeito com essa resposta, pois os boletos não pagos podem impactar no cadastro positivo do consumidor e, consequentemente, diminuir o score de crédito nos órgãos de proteção ao crédito.