Existe um jeito mais fácil de pagar boletos bancários, você já ouviu falar no DDA? Ele foi lançado em 2009 e é disponibilizado gratuitamente pela maioria dos bancos, com ele é possível consultar eletronicamente todos os boletos bancários que forem emitidos em seu CPF ou CNPJ. O Débito Direto Autorizado não é igual ao débito automático, pois o pagamento só é feito com a autorização do correntista. Neste artigo falaremos sobre as vantagens de aderir ao serviço.
O serviço não é aplicável as cobranças sem valor definido, tais como, boleto bancário de faturas de cartões de crédito. Para que o boleto apareça no DDA é fundamental que o emissor do boleto insira seu CPF no documento.
Benefícios do DDA
Seja mais sustentável – Ao aderir ao Débito Direto Autorizado o cliente passa a receber eletronicamente todos os boletos cobrados em seu nome, isso acontece na maioria das empresas. Entretanto, alguns emitentes podem continuar enviando a cobrança em papel, basta ignorá-la e pagar apenas o que for registrado no DDA.
Mais seguro – Com o serviço você é alertado sobre qualquer cobrança que seja emitida em seu nome, dessa forma fica muito mais fácil ser informado sobre essas transações. A maioria dos bancos enviam um e-mail ou mensagem SMS sempre que um título é registrado no nome do correntista cadastrado no serviço.
Dispensa a necessidade de digitar o código de barras – Não há nada mais chato do que ter que ficar digitando os números do código de barras. Com o DDA o boleto é apresentado eletronicamente, você confere o nome do emitente e o valor, para fazer o pagamento basta confirmar o pagamento, sem a necessidade de digitar o código de barras.
Diminui fraudes – Um boleto registrado no DDA dificilmente é falsificado, isso porque você consulta pela internet o nome do cedente, data de vencimento e o valor.
COMO ADERIR AO DDA
Para cadastrar-se no DDA basta procurar o banco no qual é correntista, a adesão é gratuita. Após a adesão o cliente passa a ser alertado eletronicamente sobre todos os boletos bancários emitidos em seu CPF.
A consulta e o pagamento poderá ser feita por canais eletrônicos, tais como: internet, celular, caixa eletrônico ou central de atendimento.
Ter um boleto registrado no DDA é mais uma facilidade. Lembre-se de que ele não debita as cobranças automaticamente em sua conta, para realizar o pagamento é preciso pagar individualmente cada boleto registrado, com a vantagem de não ter que digitar o código de barras, pois tudo já é apresentado eletronicamente pelo seu banco.