Brasil registra aumento de 37,6% na exportação de soja em Março

Março de 2020 registra aumento de 37,6% nas exportações de soja, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em meio a tantas notícias econômicas ruins, surge uma notícia que traz um alento para o exportador de soja no Brasil. Nesta quarta-feira (01), a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia revelou que os embarques de soja em grãos ao exterior aumentaram 37,6% em Março de 2020, em relação ao mesmo período em 2019.

Máquinas colhendo soja em grãos

Na contramão da crise, exportação de soja em grãos cresce 37,6% em Março de 2020 no Brasil.

Com relação ao faturamento, o crescimento foi quase na mesma proporção, o Brasil alcançou US$ 3,978 bilhões em Março de 2020, o que representa um avanço de 31,6% em relação aos US$ 3,021 bilhões que foram faturados em Março de 2019.

O número registrado em Março de 2020 (11,64 milhões de toneladas de soja) colocam as exportações do setor próximo do recorde mensal de exportação de soja que, até o momento, é de 12,3 milhões de toneladas, número que foi registrado no mês de Maio de 2018.

NO COMPARATIVO MENSAL OS NÚMEROS SÃO AINDA MAIS ANIMADORES

Se no comparativo de Março de 2020 em relação ao mesmo mês do ano anterior os números são bons, no comparativo mensal os números são ainda mais animadores, os embarques mais do que dobraram.

Enquanto em Fevereiro de 2020 foi exportado 5,1 milhões de toneladas de soja em grão, em Março de 2020 a exportação alcançou 11,64 milhões de toneladas, mais do que o dobro registrado no mês anterior pela Secex.

Para que os números continuem positivos a Secex defende que a infraestrutura nas estradas e rodovias sejam colocadas como prioridade na quarentena, pois ela é fundamental para a logística de distribuição interna e externa. Em alguns estados, por exemplo, os caminhoneiros estão enfrentando dificuldades devido a paralisação de algumas lanchonetes e postos de combustíveis, o que impacta no trabalho da categoria tida como essencial em todo o país.

Nesta semana o governo cogitou ainda distribuir tags para que os caminhoneiros possam pagar pedágios com mais agilidade e segurança.

Além do crescimento de 37,6% nas exportações de soja, o Brasil também tem número positivo no setor de carne, onde as exportações aumentaram 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, mesmo diante da grave crise econômica que o mundo vivencia.

Agora é torcer para que as exportações de Abril e Maio continuem a crescer, visto que devido a desaceleração econômica mundial poderá ocorrer uma queda nos pedidos devido à tendência de queda no consumo e, ao mesmo tempo, aumento nas exportações de outros países.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente