Emissão de certificado digital poderá ser feita 100% pela internet.
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), por meio do Comitê Gestor ICP-Brasil, liberou na última sexta-feira (24) a emissão de certificado digital pela internet.
De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o consumidor pessoa física e os empresários não precisaram mais comparecer a uma certificadora para emitir um novo Certificado Digital, pois todo processo poderá ser feito online por videoconferência.

Certificado Digital poderá ser feito pela internet, inclusive por quem opta por mídia física (token, cartão, etc). Credenciadoras, no entanto, terão que realizar o procedimento por videoconferência para validar a identidade do solicitante e colher a biometria facial.
A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICPB) dispensou a necessidade de coleta de impressão digital, o que permite que as certificadoras optem pela emissão online de certificados PF ou PJ do tipo A1 ou A3.
Embora a impressão digital tenha sido dispensada, as certificadoras deverão manter o registro da biometria facial dos representantes do certificado, procedimento que poderá ser feito durante uma chamada de vídeo.
A videoconferência utilizada na emissão do certificado poderá dar lisura ao processo de emissão de certificados digitais pela internet.
No caso dos certificados A1 a experiência é ainda mais digital, pois o responsável pelo certificado receberá o arquivo digital. Já no caso das mídias físicas (cartões, tokens, etc), o envio poderá ser feito por Correios ou transportadora, mas as certificadoras precisaram garantir que a entrega só poderá ser feita em mãos próprias e/ou com dispositivo de proteção que impeça a utilização por pessoas não autorizadas (senha, por exemplo).
A adoção do procedimento de emissão de certificado digital pela internet é, por enquanto, facultativa, visto que as certificadoras precisaram se adequar para que a emissão do dispositivo de segurança possa ser feita à distância.
Para quem possui uma empresa o uso do Certificado Digital acabou se tornando obrigatório, assim como algumas categorias de profissionais como médicos, contadores, advogados, etc. Com o dispositivo de segurança é possível acessar diversos serviços pela internet, o que pode dispensar o atendimento presencial em muitas situações do dia a dia.
Consulte a sua certificadora e veja se ela já está emitindo certificado digital pela internet nos moldes da Instrução Normativa 02/2020.