Taxa de administração de fundos de renda fixa chega a até 5,5%

Taxa de administração de fundos de renda fixa vai de 0% a 5%.

Mesmo com a pressão nas redes sociais para que os bancos reduzam as taxas de administração dos fundos de renda fixa, não é difícil encontrar fundos RF cuja taxa de administração pode chegar a até 5,5%.

Com a queda da Selic, uma taxa de administração beirando os 5% acaba por “abocanhar” todo o rendimento líquido, cabe lembrar que os fundos de renda fixa estão sujeitos à cobrança de imposto de renda regressivo, isto é, quanto maior o período em que o investidor permanecer com a aplicação, menor será a alíquota de IR.

Taxa de administração

Taxa de administração dos fundos de renda fixa pode chegar a até 5,5%; mas existem fundos de renda fixa como o da Rico TREND DI Simples cuja taxa é ZERO.

Nos últimos meses vários Youtubers que falam de finanças fizeram uma campanha nas redes sociais pedindo para os bancos reduzirem a taxa de administração. O que acabou surtindo efeito, bancos como o Santander, por exemplo, anunciaram a redução da taxa cobrada pela administração.

Embora a taxa de administração seja um fator muito importante na hora de considerar a compra de um título de renda fixa, é importante lembrar que existem títulos de RF mais diversificados que justificam a cobrança de uma taxa de administração maior por parte de seus gestores.

Nem sempre um fundo de renda fixa com baixa taxa de administração vai render mais do que um com taxa maior, o inverso também se aplica; é preciso avaliar a estratégia de investimento da gestora responsável pelo fundo.

FUNDO DE RENDA FIXA COM TAXA ZERO DE ADMINISTRAÇÃO

Atento a queda da Selic e, consequentemente, da rentabilidade nos fundos de renda fixa, a corretora Rico lançou um fundo de investimento cuja taxa de administração é ZERO.

O Rico TREND DI Simples é um fundo de investimento de renda fixa cujo investimento é aplicado em Letras Financeiras do Tesouro (LFT).

O Trend DI Simples possui resgate D+0, isto é, o dinheiro cai na conta no mesmo dia caso o resgate seja feito até as 14h30, após esse horário o valor resgatado entra na conta no dia útil subsequente.

Com as recorrentes quedas da taxa básica de juros é natural que a renda fixa possua rentabilidade cada vez menor. O principal objetivo dos investimentos de baixo risco e que, consequentemente, rendem menos, é a preservação do patrimônio.

Para quem procura ganho de patrimônio é praticamente impossível caso o investidor não diversifique os investimentos.

Para o investidor inexperiente não recomendamos aplicar sozinho na renda variável, para isso existem os fundos de investimentos de médio e alto risco. Embora na renda variável a possibilidade de ganhos seja maior, o inverso também acontece.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente