Bancos já permitem a portabilidade do salário para uma conta-corrente em um Banco Digital.
Caso seja correntista de um banco digital, saiba como pedir a portabilidade do salário em um banco tradicional. O procedimento é o mesmo adotado pelos bancos tradicionais, o trabalhador só precisa preencher um formulário no banco no qual recebe o salário atualmente. Uma vez solicitada a portabilidade o seu salário (e benefícios) será automaticamente transferido para a conta-corrente (digital ou não) informada no momento da portabilidade.
Todos os bancos digitais que possuem um número de agência e conta-corrente são elegíveis para receber a portabilidade do salário, dentre eles podemos citar: Banco Inter, Banco Original, Neon, Next, Agipag (Banco Agiplan), Superdigital (Santander), BB Conta Fácil (Banco do Brasil), etc. De forma resumida podemos dizer que todas as contas bancarizadas são elegíveis para a portabilidade do salário.
Caso a conta seja não-bancarizada, isto é, não tenha um número de agência e conta no qual permite receber transferências via DOC ou TED no seu CPF, não é possível receber a portabilidade do salário. Exemplos de contas que não permitem a portabilidade do salário: Meu Pag! (Avista), Conta.Mobi, Zuum, PicPay, Celcoin, Meu Dinheiro, dentre outras.
Para pedir a portabilidade basta ter em mãos as seguintes informações:
- Nome do banco (digital ou não) com o código
- Número da agência
- Número da conta (geralmente é uma conta-corrente)
A titular da conta digital deverá ser a mesma da conta salário. Após preencher o formulário no banco de origem do seu salário a transferência passa a ser feita automaticamente, ou seja, sempre que seu salário cair ele será automaticamente transferido para a conta informada por você no formulário de portabilidade.
O pedido de portabilidade só precisa ser feito uma única vez. Para saber se a sua conta digital é elegível para a portabilidade basta perguntar ao seu banco digital se é possível receber uma transferência via DOC/TED de outros bancos em uma conta de sua titularidade. A portabilidade nada mais é do que a transferência automática do salário via DOC ou TED na data de recebimento do salário (redirecionamento).