Para que é correntista do Banco do Brasil o resgate acontece automaticamente no vencimento, com valor creditado em conta-corrente ou poupança. Já para aqueles que não são correntistas é necessário solicitar o cancelamento por telefone, depois é só ir a uma agência do BB com um documento de identificação oficial com foto para retirar o valor acumulado.
Caso o título já tenha vencido você recebe 100% do valor pago acrescido da correção monetária (deduzida a taxa de administração do título). Note, porém, que o título de capitalização não pode ser considerado uma opção de investimento, pois seu rendimento é inferior a caderneta de poupança, perdendo até para a inflação.
Como resgatar um Título de Capitalização
O pedido de resgate pode ser feito pelo internet banking (correntista), caixas eletrônicos (correntista), em qualquer agência do Banco do Brasil (varejo) ou ainda ligando no 0800 729 0800. Caso o título não tenha vencido é necessário pedir o cancelamento do título através da opção INTERROMPER PAGAMENTOS para, posteriormente, resgatar o valor acumulado.
Já falamos aqui no Blog que, dependendo da vigência do seu título, pode haver a cobrança de multa contratual. Quanto mais longe do vencimento, maior a carência e, consequentemente, menor é o valor resgatável.
Como retirar o dinheiro do Ourocap:
- Correntista: O resgate do título acontecerá automaticamente no vencimento ou em até 5 dias úteis caso o correntista solicite o resgate antecipado do Título de Capitalização. Essa opção só está disponível caso a compra do Ourocap tenha sido feita na mesma conta bancária. Em alguns casos pode ser necessário o comparecimento do correntista na agência para desbloquear o dinheiro.
- Não-correntista – Quem não é correntista pode pedir o resgate (antecipado ou não) do título por telefone, mas o dinheiro só pode ser sacado em uma agência do BB mediante a apresentação de um documento de identificação oficial com foto.
Na apólice do Título de Capitalização você consegue descobrir o percentual resgatável de acordo com a idade do título. A antecipação do resgate pode gerar prejuízo para o portador, por isso o ideal é só resgatar esse tipo de “investimento” no vencimento.