Não basta solicitar o resgate! Bancos demoram até 30 dias para pagar resgate de título de capitalização.
Ao investir em um Título de Capitalização é preciso ficar atento as regras para resgate de 100% do valor pago, do contrário o consumidor poderá perder dinheiro, visto que os títulos de capitalização estão mais para jogo de azar do que um investimento.
O prazo para resgate varia de acordo com o título, a maioria dos títulos de capitalização dos grandes bancos possuem a característica D+5, isso significa que o “investidor” recebe o dinheiro na conta em até 5 dias úteis após o resgate.
Há ainda títulos cuja disponibilização dos valores pode demorar até 30 dias corridos.
É, portanto, difícil mensurar um prazo exato de disponibilização dos recursos após o pedido de resgate de um título, visto que cada título possui características específicas.
Raramente eles são emitidos com liquidez, sempre há uma carência de 1 a 30 dias para o resgate a partir da solicitação, por isso é extremamente importante consultar a apólice do título de capitalização contratado para não perder dinheiro.
Note também que o resgate não pode ser solicitado a qualquer momento, dependendo do período em que o correntista fizer a solicitação ele só receberá um percentual do valor pago. Geralmente os bancos só pagam 100% da capitalização após, decorridos, 2 dois da aquisição do título, mas esse prazo poderá variar de acordo com o produto contratado.
Geralmente o cancelamento dos títulos são realizados por telefone, ao fazer a solicitação é importante consultar o prazo para que o recurso esteja disponível para resgate. O mais comum é que o pagamento seja feito automaticamente através de transferência via conta-corrente, mas há casos em que o investidor precisa ir até uma agência após o prazo estipulado pelo banco para receber os valores.
De modo geral não recomendamos a aquisição de títulos de capitalizações, pois eles rendem menos do que a poupança por conta da taxa administrativa e, em alguns casos, chegam a perder para a inflação. Claro que existe a chance ser sorteado, mas é como ganhar na loteria, a chance é mínima. Por conta disso os títulos de capitalização devem ser encarados como jogos de azar e não investimentos.
5 Razões para não investir em títulos de capitalização:
- Rendimento é baixíssimo;
- Change de ganhar nos sorteios é tão baixa quanto apostar na Mega Sena;
- Há casos em que o rendimento perde para a inflação;
- Nem sempre o título paga 100% do valor investido por conta da taxa de administração;
- Resgate é demorado (varia de 5 a 30 dias);