Celpe permitirá pagamento de contas de energia pelo Pix já no lançamento.
A Companhia de Energia de Pernambuco – Celpe – anunciou que já a partir de novembro de 2020 permitirá que seus clientes realizem o pagamento da conta de energia pelo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, o Pix. De acordo com a concessionária, o time de T.I. da companhia já está trabalhando para oferecer a integração assim que o serviço for lançado.
A Celpe informou que, inicialmente, a novidade estará disponível para os clientes que aderiram a fatura digital da companhia. No documento, além do tradicional código de barras, haverá um QR Code e um link de cobrança do Pix.
Caso o cliente opte por usar o QR Code basta apontar a câmera do celular e fazer o pagamento. Já nos casos em que o cliente deseja pagar no mesmo dispositivo em que confere a fatura, haverá um link de pagamento do Pix que poderá ser aberto com qualquer aplicativo que suporte o sistema instantâneo do BC.
A principal vantagem do Pix, além de ser gratuito, é a rápida identificação do pagamento. Enquanto na conta tradicional a concessionária pode demorar até 2 dias úteis para identificar o pagamento, no Pix o pagamento é identificado em, no máximo, 10 segundos, independente do dia e do horário que o consumidor realiza o pagamento.
Além da Celpe, a tendência é que muitas outras concessionárias e prestadoras de serviços passem a utilizar o Pix do Banco Central, pois o novo sistema de pagamento é mais eficiente e, para as empresas, pode reduzir drasticamente o custo de recebimento de cobranças.
Como no Pix ainda não há previsão de débito automático, o consumidor que quiser pagar contas de consumo com o Pix terá que realizar a operação manualmente a cada mês. A tendência é que, futuramente, o sistema do BC tenha um sistema que permita aos consumidores automatizar o pagamento de contas de consumo como água, luz, gás, telefone, celular, TV, internet, dentre outras.
Com o sistema de pagamento instantâneo abre-se caminho para que o consumidor possa regularizar a situação a qualquer momento. No caso dos usuários que estão inadimplentes, por exemplo, existe a possibilidade de se efetuar o pagamento antes do corte do fornecimento, visto que a identificação do pagamento ocorre em apenas dez segundos.