Condomínios trocam boletos pelo Pix nas cobranças

Condomínios economizam com boletos ao migrar para o Pix.

As administradoras de condomínios estão testando o Pix como forma de pagamento para reduzir os cursos com os tradicionais boletos. De acordo com Jorge Teixeira, representante de uma administradora de condomínios de Jundiaí, no interior de São Paulo, o Pix está sendo testado como opção de pagamento em alguns empreendimentos cuja maioria dos moradores já aderiram a fatura digital.

QR Code Dinâmico do Pix

Pix de Cobrança terá QR Code Dinâmico; as pessoas físicas que usarem a modalidade estarão sujeitas à cobrança de tarifa pois o uso indica finalidade comercial.

De acordo com Teixeira, o funcionamento é bastante simples, o consumidor que adere a solução só precisa transferir para o QR Code do Pix do CNPJ do condomínio. Em vez do tradicional código de barras, as faturas dos clientes que aderiram a novidade começaram a mostrar um QR Code do Pix.

Ao mirar a câmera do celular no QR Code o condômino consegue realizar o pagamento instantaneamente através de qualquer aplicativo compatível com o Pix do Banco Central. O pagamento é identificado pela administradora em, no máximo, 10 segundos.

Cada cliente recebe um QR Code personalizado com o código e o respectivo valor devido pela unidade.

ECONOMIA COM BOLETOS

Para pessoas físicas o Pix é gratuito, já para pessoa jurídica podem haver cobranças, mas já há algumas instituições financeiras que estão oferecendo o Pix de graça para as empresas.

O custo do boleto varia bastante de acordo com a instituição financeira. Para grandes condomínios é possível gerar boletos por menos de R$1; já os pequenos empreendidos geralmente possuem um custo maior por boleto compensado, há casos em que um único boleto pode custar R$7,00 para o condomínio, dependendo da instituição financeira utilizada.

Principais vantagens do Pix para os condomínios:

  • Redução significativa de custo – Há algumas instituições de pagamentos que estão oferecendo o Pix de graça também para as empresas, o que pode significar uma economia considerável para os condomínios;
  • Recebimento instantâneo – Enquanto no boleto o dinheiro pode demorar até 3 dias úteis para constar na conta bancária do condomínio, no Pix o dinheiro fica disponível na conta PJ em, no máximo, 10 segundos, mesmo que o pagamento tenha sido feito em um final de semana ou feriado (independente do horário);
  • Maior adesão a fatura digital – Ao migrar para o Pix a tendência é que as pessoas migrem para a fatura digital, principalmente devido ao fato que essa costuma ser uma das condições para migrar para o novo método de pagamento. Essa migração poderá fazer com que o condomínio economize com impressão e envio das correspondências;

Ao abandonar o boleto bancário os condomínios podem reduzir significativamente os custos com bancos tradicionais e, por consequência, até reduzir a mensalidade do condomínio.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente