Consumidor poderá personalizar o limite do Pix

BC libera consumidor para definir o próprio limite do Pix.

O Banco Central determinou que as instituições participantes do Pix passem a disponibilizar por meio de seus aplicativos uma funcionalidade que permita que os usuários personalizem o limite de transferência de acordo com as suas necessidades. De acordo com o BC, a partir de Abril de 2021 o correntista poderá pedir um aumento ou redução do limite diário de transferência pelo próprio APP. As instituições financeiras terão até as 7h do dia útil subsequente a solicitação para acatar ou recusar o novo limite.

Pix

Consumidor já pode ter o controle do limite do Pix; desde o dia 01 de Abril as instituições que aderiram ao Pix possuem um recurso de aumento ou redução do limite diário de transferências instantâneas.

A redução do limite poderá ser feita a qualquer momento, neste caso o novo limite é implementado instantaneamente, independente do dia e do horário que a solicitação for enviada. Já o aumento de limite, por segurança, terá um prazo para ser atendido, principalmente se o valor solicitado for superior ao disponível para transferências via TED ou pagamentos com cartão de débito.

Caso o usuário solicite um aumento de limite do Pix compatível com o limite do cartão de débito ou TED, a instituição terá até as 07h do dia útil seguinte para acatar o novo limite.

Já nos casos em que o valor solicitado é superior ao disponível para TED; a resposta será dada em até 1 hora, desde que a solicitação seja feita das 6h às 20h, independente do dia da semana. Os pedidos que, porventura, foram realizados após às 20h até às 05h59 terão retorno da instituição financeira até às 07h do dia útil subsequente a solicitação.

LIMITE ALTO ESTÁ SUJEITO À ANÁLISE DE RISCO

Caso o correntista solicite um aumento de limite muito acima do disponibilizado para TED; a solicitação passará por análise do setor de segurança do banco e/ou instituição financeira para verificar se o valor solicitado é compatível com a renda do consumidor.

A instituição participante do Pix poderá optar por recusar o aumento de limite caso julgue que o valor é incompatível com a renda do solicitante e/ou a pessoa não tem aquele valor na conta.

Para fazer a personalização o usuário Pessoa Física ou Jurídica deverá acessar o aplicativo da instituição financeira escolhida e, no menu de configurações, selecionar a opção MEU LIMITE PIX (ou equivalente); daí é só consultar ou alterar o limite de acordo com as suas necessidades.

Manter um limite diário compatível com as suas necessidades pode evitar constrangimentos na hora de pagar, principalmente nas compras de valores elevados. Inicialmente, o BC permitiu que as próprias instituições financeiras determinassem o limite para cada cliente, mas, agora, passou a dar mais liberdade ao usuário para que o Pix se popularize como forma de pagamento.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente