Metrô e trens da CPTM aceitam pagamento por WhatsApp e Pix

Compra de bilhete digital QR Code para embarque nos trens e no metrô de São Paulo; bem como a recarga do cartão Bom já estão disponíveis pelo WhatsApp.

Em São Paulo já é possível pagar a passagem do metrô, trem da CPTM e até recarregar o cartão de transporte público por WhatsApp usando o Pix do Banco Central. A novidade está sendo testada na Grande São Paulo e contempla o lançamento do Bilhete Digital QR Code, o que permite que o passageiro embarque usando apenas a imagem bidimensional que pode ser salva no smartphone e usada para liberação nas catracas.

Bilhete Digital QR Code SP pelo WhatsApp via Pix

Sem contato físico, passageiro do metrô e dos trens de SP agora podem comprar passagem QR Code pelo WhatsApp e pagar via Pix.

De acordo com o Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, o projeto-piloto já está disponível inicialmente para pagamento via Pix, mas, em breve, a solução de pagamento pelo WhatsApp também aceitará pagamentos com cartões de crédito.

O que já está disponível:

  • Compra de Bilhete Digital QR Code para uso nos trens e no metrô;
  • Recarga do Cartão Bom (uso livre em ônibus, trens e no metrô);

COMO FUNCIONA A NOVIDADE

É fácil, o passageiro precisa iniciar uma conversa no WhatsApp com o número da EMTU – CARTÃO BOM (11) 3888-2200, a partir daí basta seguir com o atendimento pelo chatbot.

Caso tenha um Cartão Bom, é possível recarregar até R$100,00 pela funcionalidade. Após a compra do crédito pelo WhatsApp o passageiro só precisa validar o crédito nos validadores localizados nas estações da CPTM e Metrô, nos terminais da EMTU ou então a bordo dos ônibus.

O processo de pagamento é feito 100% pelo chatbot, isto é, sem a interação com um funcionário. O serviço ficará disponível todos os dias, 24 horas, inclusive nos finais de semana e nos feriados.

Além da recarga do cartão Bom, o atendimento do WhatsApp também permite a compra do Bilhete Digital QR Code que, por ora, é aceito apenas nos embarques nos três da CPTU e do Metrô de São Paulo.

Por segurança, a compra de Bilhete Digital QR Code está limitada a 1 (um) bilhete por vez, mas no dia o passageiro consegue comprar até 4 (quatro) bilhetes, desde que dê um intervalo mínimo de 1 minuto entre uma compra e outra.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente