Pix do Banco Central facilitará estorno de compras

Tal como o recebimento, o estorno de compras pelo Pix também se dará em até 10 segundos.

O Pix do Banco Central está sendo ansiosamente aguardado pelo mercado financeiro e também pelos consumidores, pois o novo sistema de transferência vai revolucionar a forma com que o brasileiro envia e recebe dinheiro, visto que funcionará todos os dias, 24 horas. Dentre as inúmeras vantagens para os empreendedores, destacamos a facilidade de se fazer estorno de compras, quando necessário.

Transferências

No Pix o processo de estorno de pagamento é menos burocrático do que nos cartões. Enquanto nos cartões o estorno pode demorar até duas faturas, no Pix o estorno acontece em até 10 segundos.

Se, eventualmente, o estabelecimento precisar devolver ao consumidor o dinheiro de uma venda, seja por algum problema, insatisfação ou arrependimento de compra conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a pessoa que recebeu o dinheiro conseguirá fazer a devolução instantaneamente ao consumidor.

O valor a ser devolvido poderá ser o valor total ou parcial recebido, conforme o caso.

É importante salientar que, conforme documentos do Pix, o estorno de compra só poderá ser realizado pelo recebedor original do dinheiro, ou seja, a princípio o novo sistema do Bacen não prevê a possibilidade de chargeback, pois isso afetaria a confiabilidade do Pix como meio de pagamento circulante.

COMO FUNCIONARÁ O ESTORNO DE PAGAMENTOS PELO PIX

O estorno deve ser feito junto a instituição financeira no qual o consumidor recebeu o dinheiro pelo Pix, bastando localizar a transação de entrada no extrato e, no menu de opções, clicar na opção correspondente a devolução e/ou estorno de compra.

Apenas os pagamentos realizados nos últimos 90 dias corridos são elegíveis para devolução. Caso a compra tenha mais de três meses o estabelecimento terá que optar por fazer uma transferência manual ao consumidor, visto que a função ficará desabilitada devido a “idade” do pagamento.

Antes de devolver o pagamento a pessoa poderá definir se o montante que será devolvido será o total (integralidade) ou se apenas um valor parcial será devolvido ao pagador.

Por exemplo, se o consumidor fez uma compra de 10 itens mas apenas um deles gerou a desistência, o empreendedor terá a opção de fazer o reembolso parcial, de acordo com as suas necessidades.

O novo sistema de pagamentos deve revolucionar a experiência de compras dos consumidores. Hoje o estorno de vendas no cartão de crédito chega a demorar até duas faturas subsequentes, pois envolve diversos intermediários no pagamento (estabelecimento, maquininha, bandeira e administradora do cartão).

Matérias relacionadas no Conta-Corrente