Pix terá chave alfanumérica, QR Code dinâmico e estático

Pix terá várias formas para receber dinheiro! Além da chave, consumidores poderão utilizar código alfanumérico e QR Code (dinâmico e estático).

Antes do lançamento do Pix muitas instituições tentam conseguir o registro do CPF, CNPJ, e-mail e número do celular como chave do Pix. O cadastro, no entanto, não é obrigatório para utilizar o novo sistema de transferências instantâneas do Banco Central. Neste artigo explicaremos sucintamente como funcionará a geração de chave alfanumérica, QR Code dinâmico e estático para receber pagamentos.

Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central

Pix permitirá que consumidores realizem pagamentos e transferências 24/7 em até 10 segundos. (imagem: divulgação BC)

CHAVE ALFANUMÉRICA

Caso o consumidor não queira cadastrar uma chave no Pix ele terá a opção de gerar uma chave para receber pagamentos pelo aplicativo da instituição financeira integrada ao Pix.

A chave alfanumérica (ou código alfanumérico) será composta de uma sequência de números e letras (maiúsculas e minúsculas), podendo também ter caracteres especiais.

Ao “colar” uma chave alfanumérica do Pix no formulário de transferência, o sistema do banco ou instituição financeira mostrará todos os dados do recebedor daquela chave, tal como: Nome do destinatário, CPF/CNPJ, instituição e conta de destino, dentre outras informações.

QR CODE DINÂMICO OU ESTÁTICO

A segunda opção para receber valores pelo Pix sem precisar cadastrar uma chave do Pix é gerar um QR Code pelo app da instituição financeira participante do Pix. O QR Code poderá ser definitivo (estático), o que permitirá que ele será utilizado em múltiplos pagamentos; ou então dinâmico, ou seja, muda constantemente, mas sempre vinculado à mesma conta.

iti Itaú - pagando estabelecimentos

Tal como no iti, do Banco Itaú, no Pix o QR Code poderá ser impresso e colado no balcão (imagem: divulgação Banco Itaú).

O QR Code dinâmico será útil principalmente nos estabelecimentos comerciais, que poderão gerar um QR Code para cada pagamento recebido.

Já o QR Code estático é útil para pessoas e estabelecimentos que queiram ter um código QR definitivo, que pode ser impresso e colado no balcão, por exemplo. No comercial do Bradesco sobre o Pix apareceu até uma pessoa que tatuou o QR Code do Pix no braço, algo que pode virar realidade nos próximos meses.

O código alfanumérico poderá ser gerado em um QR Code para facilitar a utilização, o que dispensará que o pagador copie e cole o código, pois ele poderá utilizar a câmera do celular para fazer a leitura da chave.

Vale lembrar que, independente da opção utilizada, o pagador SEMPRE visualizará os dados bancários do destinatário dos recursos antes de confirmar o envio do dinheiro. Não será possívvel enviar dinheiro anonimanente pelo Pix, pois todas as transferências ficam vinculadas a um CPF/CNPJ e os dados bancários e de identificação são apresentados ao pagador antes da conclusão da operação.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente