Pix terá implementação gradual a partir de 21 de Outubro de 2020

Por alguns dias, Pix não será 24 horas.

O Banco Central já está com o cronograma do Pix fechado! De acordo com o órgão regulador, a partir do dia 21 de Outubro de 2020 o sistema instantâneo de transferências já começa a funcionar, mas deve ter as suas funcionalidades liberadas de forma gradual, entenda.

A partir das 9h do dia 21 de Outubro de 2020, o sistema começa a funcionar em forma de teste nas instituições financeiras participantes. O funcionamento será das 9h às 18h, sendo o envio exclusivamente para testes de conectividade, ou seja, não será possível enviar recursos financeiros.

Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central

Nos primeiros dias o funcionamento do Pix não será 24 horas; medida visa facilitar a adaptação por parte das instituições financeiras. (imagem: divulgação BC)

Entre os dias 3 e 15 de Novembro de 2020 as instituições financeiras poderão testar o Pix através do envio de recursos financeiros, mas, inicialmente, o sistema não estará disponível 24h, serão permitidas transferências das 6h30 às 18h.

Nessa segunda etapa de testes as instituições financeiras poderão liberar o envio pelo Pix para alguns correntistas, mas, de acordo com o BC, o recurso não poderá ser liberado para toda a base de clientes.

DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2020 PIX SERÁ LANÇADO OFICIALMENTE

O lançamento oficial do Pix do Banco Central já tem dia e horário! O lançamento será às 6h30 do dia 16 de Novembro de 2020, a partir daí o sistema começa a funcionar todos os dias, 24 horas, em todas as instituições participantes do novo sistema instantâneo de transferências do Bacen.

Vale lembrar que muitas instituições financeiras já estão fazendo o pré-cadastro da chave do Pix, mas que o registro oficial só acontecerá no dia 05 de Outubro de 2020. Embora as chaves não sejam obrigatórias, elas facilitam as transferências pois permitem que os consumidores enviem e recebam dinheiro usando o número do CPF, celular ou então o endereço de e-mail.

Embora o Bacen não tenha estabelecido valor máximo para envio de transferências pelo Pix, as instituições financeiras poderão estabelecer limites operacionais de segurança de acordo com o perfil do consumidor, tal como já ocorre com as transferências via DOC e TED.

Para pessoas físicas as transferências pelo Pix serão gratuitas e ilimitadas.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente