Posso comprar imóveis e automóveis via Pix?

Pix não possui valor mínimo ou máximo, mas, por segurança, pode sofrer limitação por parte das instituições financeiras.

Ao adquirir um bem de alto valor o consumidor sempre fica com dúvida em relação a qual o melhor meio de pagamento. Neste artigo esclareceremos sobre a possibilidade de pagar por imóveis, automóveis, joias, etc, através do Pix.

De acordo com o Banco Central, o Pix não possui limitação de valores, é possível enviar de R$0,01 a R$ 1 trilhão, basta que o correntista tenha dinheiro na conta. Assim como não há valor mínimo, não há montante máximo para envio.

Pix

É possível pagar com Pix desde um chiclete até um avião. Não há limitação de valores por parte do Banco Central.

Há algumas instituições financeiras que claramente não possuem esse tipo de limitação. No Nubank, por exemplo, não há limite de transferência por dia, basta que o correntista tenha saldo na conta para que consiga efetuar a transferência. As transferências de valores elevados, no entanto, estão sujeitas a uma análise mais criteriosa que, em alguns casos, pode incluir a confirmação de dados e/ou de finalidade da operação.

Eu mesmo já paguei a compra de um imóvel à vista pelo Pix. O procedimento foi feito através do Itaú sem nenhum empecilho, o único cuidado que eu tomei foi entrar em contato a gerente responsável pela conta para obter a liberação temporária do aumento do limite diário de transferência.

INSTITUIÇÕES PODEM LIMITAR VALORES POR SEGURANÇA

Embora o BC não imponha nenhuma limitação ao Pix, as instituições financeiras são livres para definir um valor máximo de transferência por dia, essa limitação normalmente é por segurança.

Tal como ocorre com a TED, no Pix também poderá haver limite operacional. O limite é definido pela instituição financeira.

Caso precise pagar por um bem de alto valor: imóvel, automóvel, joia, viagem, máquina, etc, nossa recomendação é para que entre em contato com a instituição financeira e informe a necessidade de realizar uma transferência que excede esse limite. Geralmente, os bancos liberam facilmente transferências de valores elevados caso o consumidor comunique com antecedência o tipo da operação e/ou cadastre a conta do destinatário que precisará do valor maior.

As transações de valores elevados podem demorar mais do que 10 segundos para acontecer devido ao fato que as instituições são obrigadas a informar o Banco Central sobre a ocorrência da operação.

Em alguns casos, o PSP pode exigir a apresentação da declaração de imposto de renda e/ou documento que comprove a finalidade da operação.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente