Bancos usarão Blockchain para permitir transferências rápidas

Bancos anunciam tecnologia que permite transferências 24 horas, sem excluir finais de semana e feriados.

O 11º Fórum Internacional de TI do Banrisul contou com o anúncio de uma tecnologia que promete revolucionar o sistema financeiro nacional, cinco bancos brasileiros vão lançar um novo sistema de transferência interbancário, chamado de SFDSistema Financeiro Digital – a tecnologia utiliza a blockchain para permitir transferências via peer-to-peer (de pessoa para pessoa) sem que haja a necessidade de um intermediário.

Sistema Financeiro Digital

O Sistema Financeiro Digital (SFD) promete revolucionar o setor bancário brasileiro. A novidade vai permitir transferências instantâneas inclusive nos finais de semana e feriados, independente do horário. (divulgação)

A principal promessa do SFD é que as transferências ocorrerão de forma instantânea, sem excluir os finais de semana e feriados.

Embora a tecnologia já esteja pronta, não há previsão de quando a novidade estará disponível para utilização ao consumidor final, pois depende de ajustes por parte das instituições e também questões regulatórias. Os aplicativos serão atualizados para contar com uma interface em comum com todas as instituições que utilizam o sistema.

TRANSFERÊNCIA PELO CELULAR SEM A NECESSIDADE DE INFORMAR CPF E NEM NÚMERO DA CONTA

Os correntistas que tiverem o aplicativo de um banco participante do SFD poderão fazer transferências pelo celular sem que seja necessário informar o CPF ou número da conta. Embora as transferências não sejam anônimas, elas poderão ser realizadas por meio do número do celular ou então através de um QR Code que identifica a conta de cada correntista envolvido na transação e pode ser lido pela câmera do celular.

  • Transferências disponíveis, todos os dias, 24 horas;
  • Dispensa a necessidade de informar CPF ou dados da conta;
  • O valor é creditado instantaneamente na conta do destinatário;

Para os cinco bancos envolvidos no lançamento da tecnologia a novidade pode representar um diferencial perante os concorrentes que não aderirem ao sistema financeiro digital.

A TED – Transferência Eletrônica Disponível – é a tecnologia mais avançada que os correntistas têm a disposição para fazer transferências interbancárias (para outros bancos) hoje, pois o valor cai na conta do destinatário no mesmo dia. A desvantagem é que o envio está disponível apenas no horário comercial dos bancos e não funciona nos finais de semana e feriados.

Diante da limitação da TED muitas pessoas e empresas ficam impedidas de realizar transações comerciais envolvendo transferências bancárias fora do horário comercial dos bancos.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente