Tecnologia baseada na Blockchain pode tornar transferências interbancárias disponíveis inclusive em finais de semana e feriados. O SFD (Sistema Financeiro Digital) pode fazer com que o DOC e a TED virem coisas do passado.
A transferência de recursos entre contas de diferentes instituições (transferências interbancárias) podem demorar até três dias úteis no Brasil, dependendo da forma de transferência escolhida. No caso do DOC (Documento de Ordem de Crédito) o valor pode demorar até três dias úteis para constar na conta do destinatário; já a TED (Transferência Eletrônica Disponível) cai no mesmo dia (geralmente em alguns minutos), mas tem a desvantagem de só poder ser enviada em dias úteis e dentro do horário comercial. A boa notícia é que tanto o DOC quanto a TED podem ser substituídos, em breve, pela SFD, um Sistema Financeiro Digital que permite a transferência de recursos em qualquer dia e horário sem que seja necessária a presença de um intermediário.
Embora o DOC continue a existir, opção de transferência vem sendo cada vez menos utilizada pelos correntistas devido à possibilidade de ter o recurso transferido no mesmo dia através da TED. A limitação de dias e horários faz com que a transferência via TED não permita remessas nos finais de semana e feriados, bem como no período noturno.
A SFD é uma tecnologia que está sendo testada por cinco grandes bancos brasileiros: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Banrisul e Sicoob e promete revolucionar o sistema nacional de transferências interbancárias.
O Sistema Financeiro Digital inicialmente só vai permitir a transferência de recurso entre os cinco bancos participantes, mas a tendência é que novas empresas adotem a tecnologia assim que o sistema começar a funcionar.
O plano é que o Internet Banking e aplicativos das instituições financeiras sejam atualizados, caso o correntista opte pela transferência via SFD ele será direcionado para uma interface em comum para todas as transferências interbancárias.