Bancos anunciam Sistema Financeiro Digital para transferências

O Sistema Financeiro Digital (SFD) deve permitir transferências interbancárias inclusive nos finais de semana e feriados com funcionamento 24 h.

O 11º Fórum Internacional de Tecnologia da Informação do Banrisul realizado nos dias 23 e 24 de Maio de 2018 contou com o anúncio de um novo sistema interbancário de transferência que promete ser mais rápido (transferência instantânea) e permitir o envio e recebimento de recursos todos os dias, independente do horário. O Sistema Financeiro Digital (SFD) deve ser uma alternativa ao DOC e TED, pois é mais moderno e eficiente.

O SFD (Sistema Financeiro Digital) permitirá a transferência de dinheiro entre instituições participantes sem que seja necessário a utilização de intermediário. Hoje as instituições financeiras utilizam a câmara de transferências da Febraban, que só funciona em dias úteis e dentro do horário comercial. O SFD eliminará o intermediário através da utilização da tecnologia da Blockchain, que ficou bastante conhecido devido à moedas digitais como Bitcoin, por exemplo.

Bancos e Blockchain

Bancos usarão Blockchain para tornar as transferências interbancárias instantâneas e disponíveis 24h, inclusive finais de semana e feriados.

O Sistema Financeiro Digital faz parte de uma iniciativa conjunta do Banrisul, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob; mas também inclui a participação do Banco Central, BM&FBovespa, Bradesco, BTG Pactual, Cetip, CIP, Citibank, Itaú-Unibanco, e JP Morgan.

A tendência é que, quando lançado, mais instituições utilizem o sistema.

O novo sistema de transferência ainda está em fase de testes e, portanto, não está disponível para o público, pois a ferramenta ainda necessita de aprovação das áreas de negócios dos bancos. Por conta disso não há previsão de quando o SDF estará disponível para os correntistas.

COMO É HOJE – Atualmente há três tipos de transferências: transferências entre contas da mesma instituição; DOC e TED. No caso das transferências entre contas da mesma instituição a disponibilidade é imediata, inclusive nos finais de semana, mas o horário de transferência geralmente é limitado durante a madrugada. Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) permite transferir recursos para outras instituições e tem prazo de compensação de até 3 dias úteis. Por último temos a TED (Transferência Eletrônica Disponível), cuja disponibilidade é no mesmo dia do envio; a desvantagem da TED é que ela só está disponível em dias úteis e dentro do horário comercial.

Ter um sistema de transferência interbancária que permite o envio e recebimento de recursos inclusive nos finais de semana e feriados – em qualquer horário – deve revolucionar o mercado financeiro.

A Receita Federal, Banco Central e a Febraban demostram uma preocupação especial com o monitoramento das transações, já que elas poderão ocorrer todos os dias, 24 horas. O medo é que as instituições financeiras não sejam capazes de monitoras as transferências com tanto controle fora do horário comercial.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente