Correntistas do Sicoob relatam surgimento de nova opção de transferência no internet banking.
Alguns clientes do Sicoob já contam com a opção de transferência de recursos via SFD – Sistema Financeiro Digital – modalidade que poder tornar obsoleta as transferências via DOC e TED, pois o sistema digital permite transferências bancárias instantâneas independentes do dia e horário.
Um leitor que tem conta no Sicoob e pedir para não ter o nome divulgado revelou: “Ao clicar no SFD é mostrada uma mensagem alertando que o sistema ainda está em fase experimental. Ao fechar o banner aparece uma mensagem de erro dizendo que o cliente não tem autorização para acessar a página.”
Na imagem enviada pelo leitor a opção SFD aparece logo abaixo do menu de transferência via DOC e TED.
Já havíamos anunciado que quatro grandes bancos brasileiros estavam desenvolvendo uma solução conjunta que permitiria transferências interbancárias instantâneas 24 horas, pois bem, parece que pode estar próximo da solução ser liberada para os consumidores. Alguns correntistas do Sicoob reportaram ao Portal Conta-Corrente o surgimento de um botão para transferências via SFD (Sistema Financeiro Digital) no internet banking do Sicoob.
Transferências instantâneas entre bancos em qualquer horário
O SFD é a sigla que significa Sistema Financeiro Digital, tal sistema de transferência deve substituir o DOC e a TED, pois ele é instantâneo e funciona 24 horas por dia.
Com o novo sistema um correntista do Banco Itaú, por exemplo, poderia enviar recursos instantaneamente para a Caixa Econômica Federal, inclusive nos finais de semana ou fora do horário comercial.
O Sistema Financeiro Digital (SFD) é uma iniciativa conjunta do Banrisul, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob; mas também conta com o apoio do Banco Central, B3, Bradesco, BTG Pactual, Cetip, CIP, Citibank, Itaú Unibanco e JP Morgan.
Inicialmente, a solução deve começar a funcionar entre os quatro bancos participantes, mas a tendência é que outras instituições financeiras se juntem ao novo sistema de transferência que permite enviar recursos a qualquer hora do dia de uma instituição a outra.
O SFD possui tecnologia baseada na Blockchain e deve ser um passo importante para o mercado financeiro, pois vai acabar com a dependência da câmera de compensação de transferências da Febraban que, atualmente, só funciona em dias úteis das 7h às 17h, pelo horário de Brasília.