O uso do Internet Banking está aumentando consideravelmente nos últimos anos, muitos correntistas não tomam todos os cuidados necessários e podem colocar a conta-corrente em risco. Evite que o pior aconteça, conheça 15 dicas de segurança para tornar o seu acesso aos serviços bancários na internet mais seguros.
Conteúdo
- 1 #1 Prefira sempre digitar a URL do site do Banco
- 2 #2 Confira se a página tem o “cadeado” verde e usa https
- 3 #3 Antes de digitar a senha verifique se o seu nome aparece corretamente
- 4 #4 Não acesse a sua conta-corrente em computadores compartilhados
- 5 #5 Tenha um antivírus atualizado em seu computador
- 6 #6 Jamais forneça a senha da conta a terceiros
- 7 #7 Use chave de segurança ou token
- 8 #8 Nunca clique em links de e-mails de bancos
- 9 #9 Ao finalizar o acesso sempre cliquem em “sair” para encerrar a sessão
- 10 #10 Troque periodicamente a senha da conta
- 11 #11 Não use senhas que sejam fáceis de adivinhar
- 12 #12 Cuidado ao usar plugins e extensões no navegador
- 13 #13 Se possível tenha um e-mail exclusivo para receber mensagens do banco
- 14 #14 Cuidado com telefones que pedem atualização cadastral e senha
- 15 #15 Cuidado ao usar WIFI em locais públicos
#1 Prefira sempre digitar a URL do site do Banco
Ao acessar o internet banking pela internet muitos correntistas vão pela busca do Google ou outro buscador, isso é perigoso pois, infelizmente, existem sites maliciosos que estão anunciando nos motores de pesquisa para aparecer nos primeiros resultados.
O ideal é sempre digitar ao URL (endereço) e verificar se a grafia está correto. Muitos golpistas usam palavras parecidas com os nomes dos bancos para parecerem legítimos.
#2 Confira se a página tem o “cadeado” verde e usa https
Praticamente 100% dos bancos do Brasil já adotam a criptografia, o endereço do banco deve começar com “https” e ter um cadeado verde. Não basta apenas checar a existência do cadeado, é necessário verificar se o certificado é válido e se está no nome e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do banco.
Muita gente confia apenas na criptografia, hoje em dia qualquer site pode usar um endereço “https”, portanto, vá além!
#3 Antes de digitar a senha verifique se o seu nome aparece corretamente
Normalmente os bancos mostram o nome do correntista antes de pedir para que ele digite a senha, é fundamental que o correntista verifique o nome aparece, caso o nome esteja errado ou não apareça, não digite a sua senha!!!
O primeiro nome do correntista é mostrado para que o consumidor perceba a diferença caso acesse um site falso. É um mecanismo adicional de segurança.
#4 Não acesse a sua conta-corrente em computadores compartilhados
Cuidado ao utilizar computadores de lan houses ou cyber café, o computador pode ter um programa malicioso para captar dados da sua conta. Prefira sempre utilizar o seu computador pessoal ou de alguém em que confie.
Os computadores compartilhados são perigosos pois muita gente os utiliza todos os dias, colocando em risco a sua segurança.
#5 Tenha um antivírus atualizado em seu computador
Outra coisa que TODOS deveriam ter é um antivírus atualizado. A não ser que você seja um usuário muito cuidadoso o acesso a serviços bancários sem a utilização de um antivírus não é recomendado.
#6 Jamais forneça a senha da conta a terceiros
Parece óbvio, mas muita gente acaba fornecendo a senha da conta a terceiros. Já vi casos de pessoas darem a senha para receberem depósitos ou transferências.
A senha da conta é de uso pessoal e intransferível do correntista, ela JAMAIS deve ser fornecida a terceiros.
#7 Use chave de segurança ou token
A chave de segurança ou o token (chaveiro) foi criado para validar transações no internet banking, ele pode ser emitido em formato físico (cartão ou aparelho) ou então pode ser cadastrado através de aplicativo no celular.
A segunda dica com relação ao token é nunca informar mais de uma chave de segurança para validar a mesma transação, os bancos, geralmente, solicitam um único código por transação.
#8 Nunca clique em links de e-mails de bancos
O e-mail é o maior fator de risco dos usuários do internet banking, todos os dias eu recebo spam se passando por bancos pedindo para atualizar chave de segurança, mensagens de boas vindas, cobrança de dívidas que não existem, atualização cadastral, etc. Jamais clique em links de bancos, os bancos geralmente nunca enviam e-mails com anexos executáveis para a própria segurança do correntista.
Se receber um e-mail pedindo alguma coisa desconfie. Entre em contato com o seu banco ou então acesse o internet banking (jamais pelo link recebido) para verificar se existe alguma mensagem.
As comunicações dos bancos geralmente são feitas pelo Internet Banking, carta e por mensagem SMS.
#9 Ao finalizar o acesso sempre cliquem em “sair” para encerrar a sessão
Após realizar todas as transações desejadas no internet banking é importante finalizar a sessão, muita gente fecha apenas a janela e esquece de selecionar a opção “sair”, isso pode colocar em risco a sua conta bancária.
#10 Troque periodicamente a senha da conta
A senha de acesso da conta deve ser trocada periodicamente. A cada 6 meses o ideal é escolher um novo código. Caso desconfie que o acesso à sua conta foi comprometido, troque imediatamente a senha de acesso.
Por exemplo, se você acessou sua conta em algum lugar público e desconfia que alguém visualizou você digitando ou que você foi filmado, troque a senha por segurança.
#11 Não use senhas que sejam fáceis de adivinhar
Jamais use senhas do tipo 1234, 1111 ou a sua data de aniversário, pois senhas assim são fáceis de serem adivinhadas e podem cair em mãos erradas. Fique atento!!!
O ideal é que a senha seja complexa e não tenha nenhuma relação com você.
Alguns plugins e extensões para navegador podem ter programas maliciosos que filmam a tela de navegação secretamente ou que copiam as informações digitadas em sites de bancos. Quanto menos extensões no navegador, melhor!
#13 Se possível tenha um e-mail exclusivo para receber mensagens do banco
Se for possível, tenha um e-mail para fornecer exclusivamente a bancos e financeiras. O ideal é não usar o e-mail informado ao banco em redes sociais, cadastros em sites ou em outros locais, pois ele pode ser usado por golpistas.
#14 Cuidado com telefones que pedem atualização cadastral e senha
Você jamais receberá uma ligação genuína do banco pedindo para informar a senha, ela nunca é solicitada por telefone. O banco também não liga para pedir a chave de segurança.
#15 Cuidado ao usar WIFI em locais públicos
Usar a internet em locais públicos pode ser perigoso se o site não criptografar os dados, pois terceiros podem ter acesso aos sites que você navega e, em alguns casos, até saber o que você está acessando.
Usar o Internet Banking é seguro, mas o correntista precisa ficar atento às dicas de segurança que mencionamos acima.
Caso tenha mais alguma dica, fique à vontade para compartilhar nos comentários! 🙂