Banco Central adota sistema de nome social em atendimentos

Como deseja ser chamado? Em respeito a diversidade, Banco Central oferece opção de atendimento pelo nome social.

O Banco Central do Brasil (BCB) atualizou seus sistemas e, desde o dia 23 de janeiro de 2023, permite que o cidadão ao entrar em contato com o órgão opte pela utilização de seu nome social em vez do nome civil. Segundo o BC, o sistema já está funcionando em todos os canais de atendimento.

Nome Social respeito à diversidade

Gradualmente, órgãos públicos do Brasil começam a oferecer um melhor tratamento aos brasileiros que utilizam um nome social. Banco Central é exemplo de respeito à diversidade com a adoção de um sistema que coloca o nome social no início do atendimento.

A novidade acaba com um constrangimento muito grande, pois permite que o cidadão que se identifica com o nome diferente do de batismo seja chamado pelo nome social desde o primeiro atendimento.

No caso do atendimento virtual (site ou aplicativo) o próprio cidadão poderá manifestar o interesse de ser chamado pelo nome como é conhecido socialmente.

Já no atendimento telefônico, ao informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), o sistema do BC identifica que aquela pessoa possui um nome social cadastrado na base de dados da Receita Federal. Assim, já no início do atendimento o atendente perguntará se o cidadão prefere ser chamado pelo nome social ou civil.

O Banco Central fez ainda um extenso treinamento com todos os funcionários de sua área de atendimento ao cidadão para garantir a correta aplicação da modalidade.

BC fez convênio com a Receita Federal

Para viabilizar a utilização do nome social nos atendimentos, o Banco Central fechou uma parceria com a Receita Federal. Para que o nome social seja corretamente utilizado é importante que ele esteja cadastrado pelo cidadão na base de dados do CPF.

Tal exigência se deve ao fato do sistema do Banco Central fazer o preenchimento automático do nome social, quando requerido. Além da utilização do nome social nos atendimentos, tal nomenclatura também será utilizada nos informes oficiais do órgão ao cidadão.

Os documentos do Registrato, por exemplo, terão o nome social em destaque; embora o nome civil continue aparecendo em algumas partes do documento oficial por questões legais.

O Bacen informou ainda que continuará trabalhando continuamente para aperfeiçoar a nova prática. Os clientes que utilizarem o atendimento com o novo processo podem ser convidados a passar por uma rápida pesquisa de satisfação ao final do atendimento.

A utilização do nome social está amplamente disponível nos documentos de identificação no Brasil, mas, infelizmente, muitas empresas e órgãos públicos ainda não estão preparados para exercer a modalidade, principalmente por questões sistêmicas que, em muitos casos, impedem a alteração do nome do cidadão.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente