Conta-Corrente esclarece condições para reaver dinheiro esquecido nos bancos pelo Registrato do Banco Central.
A devolução de dinheiro pelo Sistema de Valores a Receber do Banco Central é feita pelo Pix, sistema instantâneo de transferência de dinheiro. Neste artigo explicaremos sucintamente qual é o prazo para receber o dinheiro resgatado pelo SVR, bem como quais são as condições estabelecidas pelo órgão regulador às instituições financeiras que integram a solicitação.
A devolução é feita por Pix e, de acordo com o BC, só pode ser feita para uma chave de endereçamento de mesma titularidade, isto é, é vedada a solicitação de resgate em chaves Pix de terceiros, essa restrição foi criada para evitar fraudes nos resgates.
A iniciativa do Banco Central traz mais transparência aos consumidores, pois eles poderão consultar valores “esquecidos” no sistema financeiro, bem como solicitar o resgate sem burocracia por meio do Pix.
CONDIÇÕES E PRAZOS PARA RECEBIMENTO
Após solicitar o resgate do dinheiro pelo Sistema de Valores a Receber que integra o Registrato e o Minha Vida Financeira do Banco Central, o correntista terá que aguardar 12 dias úteis a partir da solicitação.
Um adendo é que o início dos pagamentos acontecerá apenas a partir do dia 07 de março de 2022, que foi o prazo acordado entre as instituições financeiras e o órgão regulador.
Se, porventura, o solicitante informar alguma dado incorreto (chave Pix ou dado bancário), o valor retorna para o sistema e um novo resgate fica disponível após a conclusão da tentativa frustrada de recebimento.
Em resumo:
- Pagamento começa a partir do dia 07 de março de 2022;
- Após a solicitação o dinheiro é creditado na chave Pix informada em, no máximo, 12 dias úteis;
- A transferência do dinheiro esquecido só pode ser feita para uma chave pix de mesma titularidade do detentor do reembolso;
Cabe ressaltar que o processo de transferência só será efetuado por Pix se a instituição tiver aderido ao sistema de transferência instantânea do órgão regulador, do contrário a consulta poderá ser realizada online, mas a reivindicação dos valores terá que ser feita diretamente à instituição financeira.