Registrato do Banco Central ganha ferramenta de consulta e resgate de dinheiro esquecido no Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Está precisando de dinheiro extra? Pois saiba que você pode ter dinheiro esquecido no sistema financeiro e nem sabe! Foi pensando nisso que o Banco Central do Brasil criou o Sistema de Valores a Receber (SVR) que, de acordo com o órgão, permite que qualquer pessoa consulte e reivindique dinheiro que foi esquecido em bancos, instituições financeiras, fintechs, empresas de cartões pré-pagos e cooperativas de crédito.
No lançamento do sistema o BC informou que cerca de 26 milhões de pessoas físicas e 1,9 milhão de empresas possuem valores a receber pela plataforma. A ferramenta foi pensada para facilitar o dia a dia do cidadão, por isso a consulta e o resgate pode ser feito 100% online em poucos cliques.
Em relação a valores, cerca de R$ 8 bilhões foram disponibilizados para resgate nessa primeira fase de devolução. De acordo com o BC haverá uma segunda etapa que contemplará também os valores e as tarifas cobradas indevidamente em operações de empréstimo e crédito; financiamentos, bem como os valores esquecidos em contas de corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo não resgatado.
Caso o consumidor tenha dinheiro esquecido no sistema financeiro poderá solicitar o resgate do valor por meio de Pix, basta informar uma chave ou então dados bancários de uma conta que seja de mesma titularidade do detentor do dinheiro esquecido.
São várias as situações que podem ocasionar esse “esquecimento” do dinheiro no sistema financeiro, dentre elas destacamos: encerramento de contas bancárias sem retirar todo o saldo, bloqueio ou cancelamento de cartões pré–pagos sem fazer uso de todo o dinheiro depositado, dinheiro de cobranças indevidas que foram devolvidos pelos bancos após o encerramento de uma conta, dentre outras situações.
Além de ajudar a população com a recuperação de um dinheiro esquecido, tal sistema ainda aquece a economia nacional pois coloca em circulação um dinheiro que antes estava parado em alguma conta bancária não utilizada e/ou que já foi encerrada.a