Banco Central cria sistema que permite recuperar dinheiro esquecido nos bancos

Sistema do BC ajuda brasileiros recuperarem dinheiro esquecido nos bancos. Há mais de R$ 8 bilhões que podem ser resgatados nos bancos.

O Banco Central do Brasil (BCB) disponibilizou na internet um sistema que permite que os brasileiros consultem e resgatem dinheiro que, eventualmente, estiver esquecido no sistema financeiro nacional. A consulta pode ser feita sem burocracia por meio do Registrato do BC e, segundo o órgão regulador, permite que qualquer pessoa ou empresa resgate por Pix eventuais valores a receber das instituições financeiras supervisionadas pela entidade.

Nessa primeira etapa do programa de Sistema de Valores a Receber (SVR) foram disponibilizados R$ 8 bilhões em reembolsos. A maior parte do dinheiro é destinado às pessoas físicas (93% do total), sendo que empresas com saldo a receber somam apenas 1,9 milhão.

Principais motivos para que o cidadão tenha dinheiro “esquecido” nos bancos:

1 – Encerramento de conta-corrente ou poupança de forma automática por falta de uso. A conta encerrada ficou com dinheiro a ser reivindicado no banco;

2 – Encerramento de conta de investimento (corretora, por exemplo) ou de cooperativa com valor investido com vigência futura para o resgate (sem liquidez);

3 – Cota de capital social em cooperativas de créditos e afins;

4 – Tarifas cobradas indevidamente pelos bancos, cooperativas, fintechs e instituições financeiras. Esse item só contempla cobradas indevidas que tenham compromisso assinado pela instituição financeira com o BC;

5 – Recursos não reivindicados referente ao encerramento de grupos de consórcios;

6 – Recursos não resgatados de títulos de capitalização e similares;

7 – Tarifa de manutenção, mensalidade e qualquer outra tarifa que tenha sido cobrada indevidamente a partir de 2001;

8 – Transferências bancárias e/ou depósitos devolvidos após o encerramento de uma conta bancária (corrente ou poupança);

9 – Valores cobrados indevidamente por erro sistêmico;

10 – Valores dos correntistas bloqueados indevidamente pelas instituições financeiras (a partir de 2001);

11 – Saldo não utilizado em cartões pré-pagos;

12 – Saldo bancário em contas inativas;

COMO RECUPERAR E RESGATAR DINHEIRO ESQUECIDO

É fácil! O primeiro passo é acessar a plataforma do Minha Vida Financeira que fica no Registrato do Banco Central, o login na plataforma pode ser feito através de cadastro na plataforma, certificado digital ou então por login no e-GOV, a plataforma de identificação do Governo Federal.

O acesso ao Registrato pode ser feito de várias formas, são elas:

  • Login pelo e-GOV (necessário status Gold ou Platinum para ser elegível para o resgate);
  • Certificado digital (físico ou na nuvem);
  • Cadastro Registrato no Internet Banking das instituições financeiras (disponível no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander, Sicoob e Sicredi);

Logado no Registrato / Minha Vida Financeira do Banco Central basta selecionar a opção Valores a Receber disponível no menu de relatórios da plataforma, tal como mostra a imagem abaixo:

Registrato Valores a Receber

Registrato e Minha Vida Financeira do Banco Central agora mostra dinheiro esquecido no sistema financeiro nacional e permite resgate via Pix. (imagem: reprodução Registrato BC / Tela do Sistema de Valores a Receber)

Ao fazer a consulta pelo CPF ou CNPJ são duas as possibilidades, são elas:

Atualmente você não possui valores a receber – Indica que o correntista não possui valores esquecidos no sistema bancário;

Consulta realizada com sucesso! Para saber mais detalhes dos valores a receber, acesse o Registrato – Indica que o correntista PF ou PJ possui valores a receber pela plataforma, neste caso basta acessar o Registrato e informar uma chave Pix que seja de mesma titularidade para que o reembolso seja realizado.

Importante: Devido à grande demanda de acesso que desestabilizou o sistema do Banco Central, o Sistema de Valores a Receber foi, temporariamente, restrito. De acordo com o BC, a ferramenta de consulta e resgate de valores esquecidos voltará a ficar disponível no dia 14 de fevereiro de 2022.

O Banco Central definiu que as instituições terão o prazo de 12 dias úteis a partir da solicitação de resgate para creditar o dinheiro na chave Pix informada pelo consumidor. Mas vale lembrar que as instituições financeiras conseguiram um acordo com o BC para que o início dos créditos seja feito a partir do dia 07 de março de 2022.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente