Bacen ajudará brasileiro recuperar saldo em conta inativa

Segundo estimativa do órgão, há mais de R$ 8 bilhões esquecidos no sistema financeiro.

De acordo com uma norma do Banco Central, as instituições financeiras são obrigadas a encerrar automaticamente todas as contas bancárias que estejam sem movimentação financeira há mais de seis meses; tal fato faz com que muitos brasileiros tenham valores bloqueados em contas inativas. Eis aqui a boa notícia, até o fim do quarto trimestre de 2021 o BC lançará uma plataforma de consulta de saldos esquecidos no sistema financeiro nacional.

Conta Salário não pode ser negada

Preocupado com o saldo esquecido nos bancos, BC desevolve sistema que informará Pessoas Físicas e Empresas sobre todos os saldos “esquecidos” no sistema financeiro nacional.

De acordo com o órgão regulador, a nova plataforma funcionará dentro do Registrato, sistema que reúne informações de crédito, endividamento, relação de contas bancárias, câmbio e chaves do Pix.

Chamado de Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), a solução reunirá em uma única consulta a relação completa de valores “esquecidos” nos bancos, cooperativas e instituições financeiras.

Além do saldo de contas inativas, o novo sistema do BC também deve apresentar cotas não resgatas em cooperativas, cartas de consórcios contemplados e/ou finalizados, títulos de capitalização, restituições por cobranças indevidas, dentre outros.

REGISTRATO AJUDA PREVENIR FRAUDES

O Registrato do Banco Central ainda é pouco conhecido pelos consumidores, através dele é possível consultar muitas informações sobre a atividade de um determinado CPF ou CNPJ dentro do sistema financeiro nacional.

Pelo sistema é possível consultar relatórios sobre todas as contas bancárias existentes em seu nome ou empresa; consultar dívidas e limites de crédito disponíveis no seu nome no sistema financeiro (o que poderá impactar na análise de risco); verificar todas as chaves do Pix cadastradas; e acessar relatório completo de todas as operações de câmbio realizadas em seu CPF ou CNPJ.

Se bem utilizado, o sistema pode ajudar o consumidor a prevenir fraudes financeiras, pois qualquer conta bancária, dívida, limite de crédito, chave Pix ou operação de câmbio aparecerá na consulta gratuita.

A previsão é que o SVR seja incluído no Pix até o fim do quarto trimestre de 2021.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente