O encerramento automático ocorre após seis meses sem utilizar a conta-corrente. Mas não é recomendado encerrar contas bancárias dessa forma, pois mesmo sem utilização a conta pode gerar tarifas.
Por determinação do Banco Central do Brasil (BCB), os bancos devem encerrar automaticamente as contas bancárias que estejam a mais de 6 (seis) meses sem movimentação. Pensando nisso muitos correntistas deixam de oficializar o encerramento da conta e deixam a conta-corrente zerada achando que ela será encerrada depois desse prazo. O que poucas pessoas sabem é que a conta inativa pode gerar ônus durante todo esse período, pois o banco só deixará de cobrar tarifa de manutenção quando a conta for, efetivamente, encerrada pela instituição.
Deixar a conta zerada e sem movimentação por 6 (seis) meses pode até ocasionar no encerramento automático por inatividade depois desse período, porém, você corre sérios riscos de contrair uma dívida. A tarifa de manutenção será cobrada por seis meses, caso não tenha saldo na conta ela será paga pelo cheque especial. Se a conta não tiver cheque especial ou ele não for suficiente para cobrir a tarifa de manutenção, o banco pode deixar a conta negativa e cobrar a tarifa de adiantamento ao depositante.
Resumindo: por não oficializar o encerramento o correntista corre o risco de contrair uma dívida com a instituição financeira. Se ela não for quitada o nome pode ir até para os órgãos de proteção ao crédito, tal como, SCPC ou SERASA.
Dentre os serviços que podem gerar débitos para o correntista em caso de inatividade estão:
- Tarifa de Manutenção – mensalidade da conta;
- Cheque Especial;
- Adiantamento ao Depositante;
- Seguros, IOF e taxas diversas que, porventura, seja cobrado pela conta;
Embora seja mais trabalhoso, o ideal é ir até qualquer agência da instituição – não precisa ser a mesma que tem conta – e oficializar o pedido do encerramento. Já falamos aqui no Blog que você pode preencher e assinar uma carta pedindo o fechamento da conta e, simplesmente, entregar uma das vias, exigindo que a outra seja assinada pelo gerente da conta.
Deixar uma conta aberta pode trazer muitos transtornos para o cidadão. Além de ficar com uma restrição interna no banco, o correntista ainda corre o risco de ficar com o “nome sujo” caso alguma tarifa de manutenção deixe de ser paga.