O próprio consumir pode ter acesso à relação completa de instituições com o qual possui relacionamento. A pesquisa pode ser feita no site do Banco Central.
Leitor pergunta: “Como faço para consultar todas as contas bancárias que minha mãe possui? Desconfio que ela tenha esquecido contas bancárias com saldo positivo”
Olá leitor! É possível consultar a relação de todas as contas bancárias existentes em um CPF, mas esse tipo de consulta só pode ser feito com a autorização do responsável pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou mediante ordem judicial. O Banco Central disponibiliza gratuitamente uma ferramenta que viabiliza o acesso a essas informações, chamado de REGISTRATO o cadastro permite o acompanhamento do CPF.
O Registrato do Banco Central, no entanto, não apresenta o saldo bancário, o saldo bancário só pode ser obtido através de processo judicial e, posterior, quebra do sigilo bancário. A exceção é no caso de falecimento do titular, neste caso o inventariante tem direito a consulta do saldo direto pela instituição financeira, sem que seja necessário a quebra do sigilo bancário via judicial.
O Registrato é gratuito e pode ser acessado por qualquer Pessoa Física, basta fazer um cadastro no Portal Registrato do Banco Central. Por questões de segurança e para evitar a quebra indevida do sigilo bancário o site exige que o interessado valide a chave de acesso pelo internet banking de uma conta de mesma titularidade.
A maioria dos bancos possuem a opção para validar o cadastro do Registrato do Banco Central.
Caso esteja tentando obter at relação de conta de uma pessoa que não conhece e/ou que não tem autorização, a solicitação só poderá ser feita na justiça.
É comum casos de consumidores que procuram a justiça para ter acesso aos bens de uma pessoa para provar que ela tem como pagar uma pensão ou indenização, por exemplo.
O consumidor não deve obter as provas por conta própria, pois a lei do sigilo bancário não permite o acesso a dados bancários de terceiros sem autorização.