Banco Central lança site com demonstrações financeiras de instituições financeiras

Por mais transparência, BC divulgará informações contábeis de bancos e instituições financeiras em seu site oficial.

O Banco Central do Brasil passará a divulgar em seu site oficial as principais demonstrações financeiras de todas as instituições financeiras que estão habilitadas a operar no país, o que deve dar mais transparência a população.

Antes os bancos e instituições financeiras já divulgavam as suas demonstrações financeiras na internet, mas a divulgação era obrigatória apenas no Diário Oficial da União (DOU) e nos respectivos sites oficiais das empresas, o que dificultava o acesso aos dados.

Banco Central sistema Informes

Ficou mais fácil acessar as informações financeiras das instituições financeiras com o Sistem Informes do Banco Central. (imagem: reprodução site Banco Central)

A partir de agora o cidadão poderá pesquisar o nome de qualquer instituição financeira regulamentada pelo órgão e, além de obter os dados cadastrais da sede, obterá também as demonstrações financeiras, carteiras de produtos, órgãos estruturais e rede de atendimento.

COMO CONSULTAR OS DADOS CONTÁBEIS DAS INSTITUIÇÕES

A consulta deve ser feita pelo site oficial do Banco Central pelo aplicativo web INFORMES, na tela principal basta fazer a pesquisa pelo nome da instituição financeira, CNPJ (8 primeiros dígitos), segmento ou localidade.

A pesquisa é importante para filtrar os resultados, visto que o sistema possui informações de mais de 1 mil instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central do Brasil.

Por meio da Central de Demonstrações Financeiras do SFN (Sistema Financeiro Nacional), a sociedade poderá consultar o balanço geral, demonstrações financeiras individuais, demonstrações financeiras consolidadas, legislação societária ou CVM, balanço patrimonial, evolução patrimonial, demonstrações de resultados, fluxo de caixa, dentre várias outras informações contábeis.

O sistema deve ficar ainda mais completo em Junho de 2020, quando serão adicionadas as informações referentes ao período de 2014 a 2019, criando um histórico ainda mais detalhado que permitirá a análise das informações em um período mais abrangente.

A consulta das informações pode ser feito por qualquer pessoa, o conteúdo também deve facilitar o dia a dia de economistas, pesquisadores, jornalistas e investidores.

De acordo com o BC, a base de dados é atualizada periodicamente, sendo as instituições financeiras obrigadas a inserirem novas informações a cada trinta dias ou sempre que houverem mudanças relevantes na contabilidade das empresas. Uma equipe do Banco Central ficará responsável em tempo integral por inserir os dados na plataforma conforme o recebimento dos dados dos bancos e instituições financeiras.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente