Educação financeira será ensinada nas escolas públicas através de projeto do Banco Central. Meta é levar projeto para todo o Brasil até 2022.
A falta de educação financeira é apontado por muitos especialistas como a principal causa do endividamento dos brasileiros, para tentar reverter este problema o Banco Central anunciou o lançamento do Projeto Aprender Valor, nele o órgão levará ensino financeiro para crianças do ensino fundamental de, inicialmente, 1.100 escolas estaduais.
O projeto Aprender Valor vai ensinar conceitos sobre educação financeira, planejamento, investimento, poupança e uso consciente do dinheiro. O projeto-piloto começará a funcionar com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com o BC, as 1.100 primeiras escolas estaduais que farão parte do projeto estão situadas no Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Ceará. A meta é levar o projeto para todos os estados até o fim do segundo semestre de 2021.
O projeto incluirá no currículo escolar dos alunos assuntos que antes não eram abordados na escola, o que poderá fazer com que os jovens tenham maior consciência sobre o uso do dinheiro e do crédito quando ficarem economicamente ativos. Além disso, o conteúdo passado para os alunos poderá chegar até as famílias, principalmente aquelas que estão endividadas.
Os alunos poderão funcionar como distribuidores de conteúdo, levando o conhecimento sobre educação financeira para casa.
Embora a educação financeira faça parte da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) a partir de 2020, no ensino fundamental a adesão ao programa Aprender Valor será voluntária, ou seja, nenhum aluno e/ou escola será obrigado a participar, visto que o projeto será aplicado como uma matéria eletiva nas escolas.
Com o aumento da digitalização dos “pequenos“, a vida financeira das crianças se inicia cada vez mais cedo. Hoje em dia já é possível abrir uma conta bancária pela internet; os smartphones são cada vez mais a porta de entrada para o mercado financeiro, daí a importância de ensinar o conteúdo financeiro nas escolas para melhorar a forma como o brasileiro lida com o dinheiro no dia a dia.