Como evitar abertura de conta digital indevidamente em seu nome?

Consumidor pode prevenir a abertura de conta digital fraudulenta através de acompanhamento do CPF no Registrato do Banco Central do Brasil (BCB), veja como.

Com o aumento de bancos digitais e instituições que abrem conta bancária pela internet têm aumentado a preocupação do consumidor com fraudes financeiras. Na internet há diversos relatos de pessoas que tiveram uma conta digital aberta por fraudadores, recentemente o Nota Fiscal Paulista até chegou a suspender resgates por meio de uma instituição financeira por conta do número de reclamações. Neste artigo o Portal Conta-Corrente ensinará como proteger o seu CPF e evitar que ele seja utilizado indevidamente para a abertura de uma conta digital pela internet.

Registrato permite descobrir todas as contas bancárias, empréstimos e limites vinculados ao seu CPF.

A maioria dos bancos abrem conta-corrente digital pelo celular através de aplicativos disponibilizados para Android e IOS (iPhone). Para evitar que fraudadores tenham acesso aos seus dados e, posteriormente, tentem abrir uma conta digital a dica é cuidar dos documentos e em caso de perda de algum documento de identificação, além de boletim de ocorrência comunique a perda aos órgãos de proteção ao crédito como a Serasa, SCPC e a Boa Vista; isso cria um alerta para as instituições financeiras de que você perdeu ou teve um documento roubado.

REGISTRATO DO BANCO CENTRAL

O Banco Central disponibiliza uma ferramenta online para que os consumidores acompanhem o seu histórico de crédito pela internet. Pelo REGISTRATO do Banco Central é possível consultar os seus limites de crédito e também a descrição de todas as instituições financeiras que possuem conta bancária com seu CPF.

O cadastro no Registrato é feito pela internet e a validação da chave de acesso pode ser feito pelo internet banking da maioria das instituições financeiras.

Caso o consumidor desconheça a abertura de conta em uma determinada agência e conta, deve procurar imediatamente a instituição financeira para reclamar e, dessa forma, evitar que a conta seja utilizada para aplicar golpes. Há casos de consumidores que até ficam com o nome sujo por conta de dívidas contraídas em contas digitais abertas de maneira fraudulenta.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente