Bradesco começa oferecer crédito por meio do Pix

Se aprovado na análise de crédito, correntista do Bradesco poderá transferir dinheiro pelo Pix mesmo sem ter dinheiro na conta.

O Banco Bradesco começou a disponibilizar limites de crédito pelo Pix, o novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. De acordo com o banco privado, os correntistas da instituição que tentam transferir dinheiro sem ter o saldo em conta podem obter um limite de crédito pré-aprovado para que a transferência seja executada.

Ilustração Pix do BC

Bradesco é o primeiro banco privado a criar uma linha de crédito exclusiva para o Pix.

Haverá duas formas de crédito pelo Pix: Cheque Especial e Empréstimo Pessoal Especial do Pix; nas duas formas, o correntista consegue consultar as condições de pagamento no próprio aplicativo, antes de finalizar a contratação.

De acordo com o Bradesco, dentre os dias 16 e 24 de novembro de 2020 foram geradas mais de 15 mil propostas de crédito pelo Pix.

CRÉDITO PODE TORNAR O PIX LUCRATIVO PARA OS BANCOS

A disponibilização de linhas de crédito – empréstimo pessoal e cheque especial – pelo Pix pode aumentar o lucro dos bancos, visto que a modalidade facilita e, ao mesmo tempo, estimula o uso do empréstimo e cheque especial.

Vale lembrar que as transferências pelo Pix são gratuitas para as Pessoas Físicas, assim, oferecer crédito via Pix pode fazer com que os bancos ganhem dinheiro com juros das linhas de crédito.

O uso de crédito no Pix, no entanto, requer que o consumidor tome muito cuidado para não se endividar. Como a taxa de juros e as condições de pagamentos variam de acordo com o perfil do cliente, o valor pode ser equiparado aos juros do cheque especial e do empréstimo pessoal.

O BC não veta a oferta de crédito pelo sistema de transferência, tanto que em 2021 a tendência é que o Pix permita inclusive pagamentos parcelados, o que permitirá que os bancos e administradoras disponibilizem uma espécie de “cartão de crédito 2.0” em que o cartão físico não é mais necessário nos pagamentos.

A boa notícia é que os bancos prometem juros reduzidos aos correntistas nessa nova modalidade de crédito, mas a taxa poderá variar de acordo com o risco de cada cliente. A novidade pode ser útil principalmente em situações de emergência onde o consumidor precisa fazer um pagamento/transferência sem ter o valor em conta bancária.

O Santander, por exemplo, anunciou que dará até 10 dias sem juros no cheque especial para usuários do SX com a modalidade de crédito pré-aprovada na instituição.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente