Caixa quer que brasileiro possa fazer pagamentos e transferências mesmo sem conexão com internet.
A Caixa Econômica Federal (CEF), anunciou que está trabalhando no lançamento de um sistema brasileiro de pagamentos offline, tal novidade permitirá que brasileiros realizem transferências e pagamentos mesmo sem acesso à internet, o que poderia garantir transações financeiras em áreas remotas, barcos, voos, garagens subterrâneas, metrôs sem acesso à internet, etc.
O novo sistema está sendo desenvolvido liderado pela Caixa em parceria com a Elo e a Microsoft.
Na prática, a aplicação financeira funcionará como se fosse uma carteira de pagamento (wallet), quando o usuário estiver sem acesso à internet ele poderá fazer transferências e pagamentos até determinado valor. Ao restabelecer a conexão (seja através do pagador ou recebedor ), as informações são atualizadas no saldo do correntista.
SISTEMA OFFLINE TERÁ REAL DIGITAL
O novo sistema que está sendo desenvolvido pela Caixa permitirá pagamentos offline inclusive através do Real Digital (Drex). Na wallet o usuário terá um cartão virtual no qual poderá recarregar para usar o valor para quando estiver sem conexão com a internet.
Para a instituição financeira o risco de fraude promete ser próxima de zero, visto que o correntista não conseguirá fazer gastos duplos no sistema, pois o valor deverá ser recarregado em uma espécie de cartão virtual offline, que é exclusivo para essa finalidade.
A CEF ainda não definiu data de quando o sistema de pagamento offline será lançado oficialmente, embora o banco estatal tenha afirmado que pretende colocar a tecnologia no mercado ainda em 2024.
Segundo a instituição, os primeiros testes do novo sistema já ocorreram e foram um sucesso. A próxima etapa será em agosto de 2024, quando a Caixa pretende testar a nova aplicação em agências-barco situadas na região Norte e Nordeste do país.
Com o lançamento da solução de pagamento offline a CEF espera oferece inclusão financeira aos brasileiros, principalmente os de áreas mais remotas. O sistema terá integrado programas sociais do Governo Federal, dentre eles, Bolsa Família, seguro-desemprego e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
A iniciativa da Caixa poderá revolucionar os pagamentos no Brasil. Cabe lembrar que hoje a falta de conexão com a internet não é um problema apenas das áreas mais remotas do país, há rodovias paulistas, gaúchas e catarinenses que não contam com acesso à internet, ou contam de forma precária.
Soluções offline são uma tendência no Brasil, o próprio Banco Central do Brasil está trabalhando em uma solução que permitirá pagamentos offline pelo Pix, tal como já noticiado pelo Portal Conta-Corrente.