Caixa abrirá Poupança Social Digital no Caixa Tem automaticamente para todos os beneficiários do Bolsa Família.
O Governo Federal anunciou neste sábado (28), que mudará a forma com que o Bolsa Família é pago aos beneficiários. A partir de dezembro de 2020 o pagamento começará a ser feito pela Poupança Social Digital através do aplicativo Caixa Tem da Caixa Econômica Federal. O banco estatal ficará encarregado de abrir a conta automaticamente no nome de todos os beneficiários do programa social.
De acordo com a CEF, a abertura será feita automaticamente e de forma escalonada de acordo com o último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) do beneficiário.
Embora a CEF realize a abertura automática da Poupança Social Digital para todos os participantes do Bolsa Família, por tempo indeterminado o beneficiário poderá continuar sacando os recursos pelo Cartão do Cidadão ou Cartão Bolsa Família. A ideia é que o Caixa Tem seja mais uma opção de retirada de recursos.
Para os beneficiários do Bolsa Família a novidade deverá facilitar o recebimento do benefício e também promover a inclusão bancária. Pelo app o beneficiário conseguirá pagar contas, fazer saques em casas lotéricas, gerar cartão virtual para comprar pela internet e até realizar pagamentos e transferências pelo Pix do Banco Central.
CALENDÁRIO DE ABERTURA DAS CONTAS DIGITAIS:
A Caixa Econômica Federal (CEF) fará a abertura de forma escalonada, de acordo com o último número do NIS do beneficiário:
- NIS com final 9 e 0 – A abertura ocorrerá no mês de dezembro de 2020;
- NIS com final 8, 7 e 6 – Janeiro de 2021;
- NIS com final 5, 4 e 3 – Fevereiro de 2021;
- Todos os demais NIS – Março de 2021;
Ao final de março de 2021 a expectativa é de que todos os beneficiários do programa Bolsa Família tenham uma conta social digital na Caixa para ter a opção de usar o benefício pelo aplicativo Caixa Tem.
O movimento da CEF deve ampliar consideravelmente o número de correntistas em seu aplicativo Caixa Tem. Vale lembrar que o banco estatal deve lançar um banco digital e já planeja até IPO em bolsa de valores dos Estados Unidos.
A medida que os beneficiários ficarem adaptados pelo aplicativo Caixa Tem, a tendência é que a demanda por saques de benefícios em lotéricas e agências da Caixa seja reduzida consideravelmente, pois o app permite não apenas a realização de pagamento de contas/boletos, mas também a utilização como forma de pagamento no dia a dia, visto que muitos estabelecimentos e maquininhas de cartões já aceitam o aplicativo como forma de pagamento sem a necessidade do cartão físico.