Poupança Social Digital da Caixa será usada para pagar o Bolsa Família

Caixa abrirá Poupança Social Digital no Caixa Tem automaticamente para todos os beneficiários do Bolsa Família.

O Governo Federal anunciou neste sábado (28), que mudará a forma com que o Bolsa Família é pago aos beneficiários. A partir de dezembro de 2020 o pagamento começará a ser feito pela Poupança Social Digital através do aplicativo Caixa Tem da Caixa Econômica Federal. O banco estatal ficará encarregado de abrir a conta automaticamente no nome de todos os beneficiários do programa social.

APP CAIXA TEM

ALém do Auxílio Emergencial, Caixa Tem será utilizado pelo Governo Federal no pagamento do Bolsa Família. (imagem: reprodução APP Caixa Tem Play Store)

De acordo com a CEF, a abertura será feita automaticamente e de forma escalonada de acordo com o último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) do beneficiário.

Embora a CEF realize a abertura automática da Poupança Social Digital para todos os participantes do Bolsa Família, por tempo indeterminado o beneficiário poderá continuar sacando os recursos pelo Cartão do Cidadão ou Cartão Bolsa Família. A ideia é que o Caixa Tem seja mais uma opção de retirada de recursos.

Para os beneficiários do Bolsa Família a novidade deverá facilitar o recebimento do benefício e também promover a inclusão bancária. Pelo app o beneficiário conseguirá pagar contas, fazer saques em casas lotéricas, gerar cartão virtual para comprar pela internet e até realizar pagamentos e transferências pelo Pix do Banco Central.

Caixa integrará Pix no app Caixa Tem

Caixa Tem já permite pagamentos instantâneos pelo Pix (imagem: reprodução aplicativo Caixa Tem / Felipe Mello)

CALENDÁRIO DE ABERTURA DAS CONTAS DIGITAIS:

A Caixa Econômica Federal (CEF) fará a abertura de forma escalonada, de acordo com o último número do NIS do beneficiário:

  • NIS com final 9 e 0 – A abertura ocorrerá no mês de dezembro de 2020;
  • NIS com final 8, 7 e 6 – Janeiro de 2021;
  • NIS com final 5, 4 e 3 – Fevereiro de 2021;
  • Todos os demais NIS – Março de 2021;

Ao final de março de 2021 a expectativa é de que todos os beneficiários do programa Bolsa Família tenham uma conta social digital na Caixa para ter a opção de usar o benefício pelo aplicativo Caixa Tem.

O movimento da CEF deve ampliar consideravelmente o número de correntistas em seu aplicativo Caixa Tem. Vale lembrar que o banco estatal deve lançar um banco digital e já planeja até IPO em bolsa de valores dos Estados Unidos.

A medida que os beneficiários ficarem adaptados pelo aplicativo Caixa Tem, a tendência é que a demanda por saques de benefícios em lotéricas e agências da Caixa seja reduzida consideravelmente, pois o app permite não apenas a realização de pagamento de contas/boletos, mas também a utilização como forma de pagamento no dia a dia, visto que muitos estabelecimentos e maquininhas de cartões já aceitam o aplicativo como forma de pagamento sem a necessidade do cartão físico.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente