Caixa Tem terá integração com o Pix do Banco Central

Transferências instantâneas pelo Pix do Banco Central estarão disponíveis no aplicativo Caixa Tem.

Quando criado, o aplicativo Caixa Tem foi idealizado para ser um aplicativo temporário para o pagamento do auxílio emergencial e de outros programas sociais do Governo Federal. Hoje, a tendência é que o Caixa Tem seja um aplicativo permanente da CEF, afinal a instituição não quer perder os milhões de novos correntistas que conseguiu graças ao Auxílio Emergencial. Na semana passada o banco começou a notificar alguns clientes sobre a integração com o Pix.

Caixa integrará Pix no app Caixa Tem

Banner no aplicativo Caixa Tem dá “spoiler” sobre a integração do aplicativo com o Caixa Tem em Novembro de 2020. (imagem: reprodução aplicativo Caixa Tem / Felipe Mello)

Sim, o aplicativo Caixa Tem terá integração com o Pix do Banco Central, tal novidade vai permitir que os correntistas do Caixa Tem enviem e recebam dinheiro instantaneamente, independente do dia e do horário.

Com previsão para começar a funcionar no dia 16 de Novembro de 2020, o registro das chaves do Pix poderá ser feita já a partir do dia 05 de Outubro de 2020. O consumidor poderá vincular o CPF, endereço de e-mail ou ainda o número do celular como “chave” do Pix.

A principal vantagem de cadastrar uma ou mais chaves do Pix é que o consumidor pode receber transferência sem precisar fornecer muitas informações ao pagador. Se, por exemplo, o número do celular estiver vinculado ao Pix, bastará que o pagador informe o número no formulário de transferência do novo sistema para ter acesso a todas as informações de sua conta da CEF.

Diferentemente de muitas instituições, a CEF não está oferecendo o pré-cadastro das chaves do Pix. De acordo com o banco estatal, o registro das chaves do Pix só começa no dia 05 de Outubro de 2020.

Para as pessoas físicas as transferências pelo Pix serão gratuitas e, de acordo com o BC, ilimitadas. Além do pagamento por chave (CPF, celular ou e-mail), os clientes poderão receber pagamentos por QR Code, geração de chave alfanumérica (código gerado por app e composto por números e letras) ou ainda informando manualmente todos os dados do destinatário, tal como já ocorre com as transferências via DOC e TED.

A integração com o Pix já era esperada, vale lembrar que o app já permite pagamentos por QR Code e possui cartão de débito virtual, sendo o primeiro aceito aceito em pagamentos presenciais em maquininhas de cartões.

APP CAIXA TEM

Caixa Tem conta com QR Code para viabilizar transferências utilizando a câmera do celular. (imagem: reprodução APP Caixa Tem Play Store)

Matérias relacionadas no Conta-Corrente