Compensação de depósitos através de folha de cheque será feita em até 1 dia útil, diz BC. A agilidade na compensação chega em um momento em que o brasileiro deixa de usar o meio de pagamento.
O Banco Central do Brasil (BCB) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) anunciaram que a compensação de cheques deverá ser feita em até 1 (um) dia útil, independente do valor. A decisão foi influenciada pela quebra no número de pagamentos com cheques, o que diminuiu a sobrecarga do sistema e possibilitou a compensação em apenas 1 dia útil.
A regra de 1 dia útil era válida apenas para cheques com valor superior a R$300,00. Antes da nova regra a compensação de cheques de valor inferior a trezentos reais era feita em até 2 dias úteis.
Cada vez menos estabelecimentos estão aceitando pagamentos com cheque devido ao alto risco de inadimplência.
Queda no número de cheques compensados
A COMPE (Centralizadora da Compensação de Cheques) vem observando uma grande queda no número de cheques compensados no país, de 2005 a Novembro de 2017 a compensação de cheques compensados mensalmente caiu de 170 milhões para, apenas, 42 milhões. A tendência é que os números continuem a cair, visto que cada vez menos estabelecimentos estão aceitando pagamentos através de cheques, cujo risco de inadimplência é alto.
Com a transferência via TED (Transferência Eletrônica Disponível) não há razão para o brasileiro continuar utilizando cheques. A TED é creditada no mesmo dia na conta do destinatário, geralmente em poucos minutos.
O pagamento via cheque é utilizado principalmente para a compra de bens de alto valor, tal como: imóveis, automóveis, etc, visto que a maioria dos clientes não possuem um limite alto de transferência interbancária via internet banking. Embora a TED não tenha limite, as instituições financeiras estipulam um limite por questão de segurança.