Como agir em caso de cobrança indevida no extrato bancário

Veja como agir em caso de cobrança indevida no extrato bancário da conta-corrente ou poupança.

O correntista deve analisar o extrato bancário com frequência, seja pelo internet banking, caixa eletrônico ou aplicativo do banco. Caso note alguma transação desconhecida deve agir rapidamente para evitar que outras cobranças indevidas venham na sequência. A cobrança indevida pode ser fruto de um erro do banco ou, pior, a sua conta bancária pode ter sido hackeada.

Extrato bancário

Ao notar uma transação atípica no extrato da conta bancária o correntista deve agir rápido para recuperar a possível cobrança indevida.

De acordo com Leandro Pimentel, especialista em finanças, caso o cliente note qualquer transação usual deve comunicar imediatamente ao banco para que a transação suspeita seja analisada pelo setor de segurança: “Ao notar qualquer transação não reconhecida o correntista deve agir rápido, o primeiro passo é comunicar o banco sobre a operação não reconhecida”, afirma.

Ainda de acordo com Pimentel, quando o cliente comunica a instituição financeira sobre a incoerência na transação financeira ela pode tomar atitudes de segurança para proteger o saldo do correntista, pois ela tem como saber de onde a operação, supostamente, fraudulenta foi gerada.

Caso a fraude seja confirmada pela instituição financeira pode ser necessário o registro de um Boletim de Ocorrência. A boa notícia é que em muitos estados o registro de ocorrências pode ser feito via internet através das chamadas “Delegacias Eletrônicas”.

O que fazer caso não reconheça uma transação no extrato bancário:

  • 1 – Comunique imediatamente a instituição financeira – Pode ser uma fraude bancária ou o acesso à conta pode ter sido comprometido;
  • 2 – Caso a fraude seja evidenciada, registre um boletim de ocorrência para servir como prova caso seja necessário procurar a justiça;
  • 3 – Registre reclamação em diversos órgãos para agilizar o reembolso por parte da instituição financeira – SAC, Ouvidoria, Procon, Banco Central e ReclameAqui, por exemplo;

Muitas vezes o cliente não se recorda de ter feito uma transação ou comprado em um estabelecimento com o cartão de débito, isso porque a identificação que aparece no extrato muitas vezes gera confusão.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente