Recuperar dinheiro depositado em conta-corrente de golpista é difícil, mas não é impossível. A vítima deve agir o mais rápido possível para bloquear o dinheiro antes que ele seja sacado ou transferido da conta que, geralmente, é aberta em nome de um “laranja”.
Quase todos os dias recebemos mensagens de internautas que caíram em golpes na internet, a maioria pergunta como recuperar o dinheiro depositado na conta-corrente ou poupança do criminoso. Não importa se você fez um depósito na boca do caixa, DOC, TED ou pelo caixa eletrônico, se você tem o comprovante e conseguir provar para o banco que a conta bancária foi usada por um golpista poderá conseguir o estorno da transação ou, pelo menos, que o valor seja bloqueado na conta da outra pessoa, até que você consiga recuperar o dinheiro na justiça.
É importante saber que a maioria dos golpes são aplicados usando conta bancárias que são abertas em nome de laranjas, dificilmente o criminoso usa uma conta-corrente ou poupança em seu nome para não ser descoberto. Portanto, na maioria dos casos, o titular da conta é tão vítima quanto você!
A primeira coisa a se fazer quando você descobre que caiu em um golpe é comunicar o mais rápido possível a instituição no qual o depósito ou transferência foi realizado, tenha em mão as seguintes informações:
- Data da transação (dia e horário)
- Comprovante da transferência e/ou depósito (eles poderão pedir algum dado que está ali)
- Agência e conta no qual o dinheiro foi transferido/depositado
- Valor
- Objetivo da transferência
- Evidências que aquilo foi um golpe
- Boletim de Ocorrência (se tiver isso facilitará o bloqueio da conta, alguns estados permitem o registro via internet)
Munido dessas informações vá até qualquer agência do banco que recebeu a transferência, caso esteja fora do horário comercial ligue no SAC (Serviço de Apoio ao Consumidor), toda instituição é obrigada a ter um canal 24 de atendimento para reclamações, dúvida e denúncias.
Caso o banco confie na sua reclamação ele poderá estornar e/ou bloquear o valor depositado. Caso você dê indícios que aquela conta foi aberta em nome de laranja ela poderá ser, temporariamente, bloqueada para investigação.
Dicas:
- Primeiro comunique o banco no qual a transferência foi feita
- Depois comunique o banco que recebeu a transferência
- Registre um boletim de ocorrência
- Caso o valor não seja devolvido procure um advogado e/ou a defensoria pública (caso não possa pagar por um advogado)
- Guarde todas as provas da transação. Exemplo: print de e-mail, chat, conversa no Facebook, WhatsApp, site, etc. Isso lhe ajudará a chegar no criminoso.
É difícil, mas não é impossível recuperar um dinheiro que foi depositado/transferido para uma conta-corrente ou poupança de um golpista. O banco que recebeu a transferência também poderá ser responsabilizado caso seja descoberto que a conta bancária foi aberta em nome de um “laranja”, pois a instituição é responsável por validar a identidade no momento da abertura.