Golpistas bloqueiam senha de internet para enganar vítimas

Ao vender pela internet é preciso tomar cuidado: não confie em comprovantes e desconfie caso a conta-corrente esteja com a senha do internet banking bloqueada do nada.

Um golpe está ficando muito comum no Brasil, o golpista diz estar interessado em comprar algo que a pessoa está vendendo e pede para fazer o pagamento através de transferência bancária, após receber o número da agência e conta ele diz que já fez a transferência e, portanto, deseja o envio do produto o mais rápido possível, em muitos casos encaminha um comprovante falso. A vítima, tentando se precaver tenta sem sucesso acessar o internet banking ou aplicativo do banco, mas o acesso é negado pois a senha está bloqueada!

Internet e tecnologia pode acabar extinguir muitas agências bancárias no país no longo prazo. Movimento já começou!

Ao receber o número da agência e conta-corrente para depósito o golpista acessa o site do banco e, intencionalmente, faz o bloqueio da senha de internet da vítima para que ela não acesse o internet banking e descubra que o depósito não foi feito.

Como o desbloqueio da senha – na maioria dos bancos – só pode ser feito dentro do horário comercial, a vítima acaba se sentindo pressionada e acaba enviando/entrando o produto sem a devida confirmação. A vítima acaba confiando no golpista.

Antes do golpe ser aplicado o bandido costuma usar táticas psicológicas do tipo: vou transferir agora, preciso do produto com urgência; preciso que você garanta que o envio do produto vai ser feito hoje, etc.

A vítima acaba se sentindo culpada pois não consegue acessar o internet banking para verificar se o depósito foi feito. Essa é a intenção do criminoso.

Dicas para não cair no golpe:

  • Nunca confie em comprovantes, verifique sempre o saldo na conta.
  • Consulte o saldo da conta e veja se a transação foi feita no nome do suposto comprador, desconfie se o depósito tiver sido feito em nome de um terceiro, pois a conta pode ser de um “laranja” e o valor pode ser estornado.
  • Caso a senha do internet tenha sido bloqueada do nada, não continue a transação, vá até um caixa eletrônico e tire um extrato caso não possa comparecer a agência para debloquear a senha de internet.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente