APP do Banco Itaú está mais completo! Instituição inclui serviços do Detran no aplicativo.
O aplicativo do Banco Itaú agora permite que os correntistas da instituição paguem o IPVA, DPVAT, Licenciamento e, eventuais, multas de trânsito, antes o recurso só estava disponível pelo internet banking. A novidade foi disponibilizada em um momento em que os correntistas passam a transacionar mais pelo celular do que via computador.
Por enquanto só é possível pagar esses tributos ao Estado de São Paulo, mas a tendência é de que, em breve, a funcionalidade seja liberada para veículos em outros estados.
Para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), DPVAT, Licenciamento ou multas o correntista só precisa cadastrar o RENAVAM (Registro Nacional do Veículo).
Em São Paulo o IPVA é de 4% sobre o valor venal do veículo. O correntista que não quiser pagar os tributos separados pode optar por fazer o Licenciamento pela Internet, o licenciamento já inclui o IPVA, seguro obrigatório (DPVAT) e eventuais multas de trânsito. No momento do licenciamento é possível optar por pagar a entrega pelos Correios (R$11,00) e receber o novo documento em casa.
Caso opte pelo licenciamento online com a conveniência de receber o documento em casa é importante que o endereço do proprietário esteja atualizado no Detran.SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo), pois é para este endereço que o novo documento é enviado.
Há também a opção de pagar online e retirar o novo Registro e Certificado do Veículo em uma unidade do Detran ou Ciretran.
Para pagar é simples! Com o aplicativo do Banco Itaú atualizado selecione a opção TRANSAÇÕES > DETRAN.SP, daí é só utilizar um veículo já cadastrado (caso já tenha usado o serviço) ou então cadastrar um novo RENAVAM para pagamento. Na tela seguinte o aplicativo mostra todos os eventuais débitos do veículo informado, sendo que o correntista tem a opção de fazer o licenciamento digital.
No cadastro de novos Renavam de veículos cuja titularidade seja diferente da conta, pode ser necessário fazer uma validação de segurança no caixa eletrônico antes que o pagamento possa ser feito pelo APP.
Além do aplicativo os correntistas também podem pagar o IPVA SP pelo site do banco e no caixa eletrônico.