Cancelamento do Adiantamento ao Depositante Itaú

Caso tenha sido cobrado pelo Adiantamento ao Depositante (AD) no Banco Itaú é importante que entenda o porquê foi cobrada tal tarifa. Em alguns casos é possível solicitar o cancelamento. No Itaú essa varia de acordo com o segmento do cliente, ficando entre R$44,00 e R$54,90, tal cobrança é feita por evento cada vez que a conta fica negativa.

Quanto mais tempo com a conta no vermelho, maior é o prazo e, consequentemente, mais cara é a tarifa de adiantamento ao depositante cobrada pelos bancos.

Quanto mais tempo com a conta no vermelho, maior é o prazo e, consequentemente, mais cara é a tarifa de adiantamento ao depositante cobrada pelos bancos.

Quaisquer que sejam as circunstâncias que deixem a conta no vermelho (negativa) está sujeito à cobrança do Adiantamento ao Depositante. Como o próprio nome indica, essa tarifa serve para antecipar o pagamento de algum encargo que ultrapasse o valor disponível em conta-corrente. Resumidamente você será cobrado sempre que deixar a conta ficar no vermelho.

O excesso do uso do Cheque Especial (LIS) é, comumente, o causador da cobrança do adiantamento ao depositante em contas bancárias. Para evitar que tal cobrança seja gerada é necessário cancelar os seguintes produtos e/ou serviços financeiros:

  • Cheque Especial – LIS Itaú;
  • Adiantamento ao Depositante (AD);

COMO CANCELAR CHEQUE ESPECIAL E LIS ITAÚ

A boa notícia é que o cancelamento dessas duas tarifas pode ser feito a qualquer momento pelo SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) do Banco Itaú, que funciona todos os dias, 24 horas, através do telefone: 0800-728-0728.

O cancelamento do cheque especial e do adiantamento ao depositante fará com que a conta-corrente deixe de cobrir qualquer saldo que, eventualmente, ultrapassar o disponível na conta. Se não houver dinheiro na conta: cheques serão devolvidos (cheque sem fundo), contas em débito automático não serão pagas, compras serão recusadas, etc.

Note, porém, que o cancelamento do cheque especial e do Adiantamento não elimina a responsabilidade de pagar eventuais débitos. O cancelamento só evita que eles sejam cobertos pela conta-corrente. Exemplo: se não houver saldo na conta bancária para o pagamento da tarifa de manutenção ela vai se acumulando e, futuramente, quando houver saldo na conta, poderá ser cobrada pela instituição.

Infelizmente o Adiantamento ao Depositante é uma tarifa legal, regulamentada pelo Banco Central. O cliente pode optar por aceitar ou não este tipo de cobertura no momento da abertura da conta-corrente. O problema é que raramente os gerentes perguntam se o cliente deseja a contratação deste tipo de produto.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente