CPF irregular não tem nenhuma relação com o “nome sujo” ou “limpo”, documento pode ficar irregular por problema cadastral na Receita Federal ou por Malha Fina no Imposto de Renda.
O Brasil talvez seja o pior país do mundo para se pagar impostos, pois os tributos não voltam para o cidadão que convive em um país precário, com saúde, segurança e transporte público de péssima qualidade. Fique sabem, porém, que a Receita Federal do Brasil tem tudo de mais moderno em recursos tecnológicos para coibir a sonegação de impostos. Neste artigo explicaremos o que pode acontecer com a sua conta-corrente, poupança e cartão de crédito caso não entregue a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRF) quando está obrigado a declarar ou então entregue com pendências.
CPF Irregular – Os bancos, emissores de cartões de crédito e financeiras costumam acompanhar a situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de seus clientes, em caso de irregularidade há o risco da conta/cartão ser bloqueada e, em alguns casos, até mesmo cancelada pela empresa.
Situações que podem geram o bloqueio de contas e cartões:
- CPF Pendente de Regularização;
- CPF Cancelado;
- CPF Suspenso;
- CPF Nulo;
O CPF estar cancelado, suspenso ou nula gera – quase sempre – o bloqueio e posterior encerramento da conta caso o problema não seja solucionado rapidamente pelo correntista. Já o status “PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO” ainda é tolerável pelas instituições financeiras, mas por pouco tempo, normalmente o cliente recebe um prazo para regularização antes de qualquer sanção como bloqueio ou cancelamento.
A situação PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO é apresentada quando:
- O contribuinte não entregou a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRF) quando estava obrigado a declarar;
- Entregou a declaração, mas caiu na Malha Fina – Deve agendar horário na Receita Federal para contestar ou então enviar uma declaração retificadora do Imposto de Renda;
Caso seu CPF esteja Irregular (pendente de regularização, suspenso, cancelado ou nulo) mas a sua conta-corrente, poupança ou cartão de crédito ainda não tenha sido bloqueado, o ideal é resolver a situação o mais rápido possível para evitar maiores transtornos.