MEI pode usar conta-corrente Pessoa Física, mas não deve misturar despesas pessoais das profissionais. Se for usar uma conta PF o ideal é que tenha conta em mais de um banco, sendo uma exclusiva para o MEI e outra de uso pessoal.
O MEI (Micro Empreendedor Individual) é um tipo de constituição empresarial especial no qual é aberto por uma pessoa sem a necessidade de ter sócio. A Receita Federal permite que o MEI utilize uma conta-corrente de Pessoa Física, porém, é recomendado que o empreendedor não misture as despesas como pessoa física da sociedade empresarial.
Caso opte por utilizar uma conta-corrente pessoal física para transações relacionadas ao MEI, tenha uma conta só para isso. Exemplo: tenha duas contas bancárias Pessoa Física, onde uma é usada para despesas pessoais e outras para o negócio.
Jamais misture despesas pessoais e empresariais, pois isso poderá gerar problemas de contabilidade. O contribuinte pode até mesmo cair na malha fina por culpa de uma má contabilidade.
Hoje em dia está cada vez mais fácil abrir uma conta-corrente para MEI, o procedimento pode até mesmo ser feito pela internet. O Banco do Brasil e o Agipag do Banco Agiplan, por exemplo, já permitem que o MEI tenha uma conta-corrente no nome do CNPJ da empresa.
Ter uma conta empresarial dá um ar de profissionalismo ao seu negócio e evita problemas com o fisco.
Respondendo a pergunta do artigo: SIM, você pode usar uma conta-corrente pessoa física para receber pagamentos do MEI, mas ela deve ser exclusiva para as movimentações do negócio, nada de misturar despesas pessoais com as despesas da empresa, ok?