Como cancelar adiantamento ao depositante no Santander

Tal como o próprio nome indica, o adiantamento ao depositante antecipa o pagamento de débitos, permitindo que a conta-corrente fique negativa (no vermelho).

No Banco Santander a tarifa de Adiantamento ao Depositante pode custar até R$51,80, ela é cobrada toda vez que o saldo bancário fica negativo – por quaisquer que sejam os motivos – sendo o motivo mais comum por causa do uso do Cheque Especial. O cliente que não quiser ter a opção do adiantamento ao depositante pode pedir o cancelamento a qualquer momento, daí não haverá mais a cobertura de transações além do saldo bancário.

Quanto mais tempo com a conta no vermelho, maior é o prazo e, consequentemente, mais cara é a tarifa de adiantamento ao depositante cobrada pelos bancos.

Quanto mais tempo com a conta no vermelho, maior é o prazo e, consequentemente, mais cara é a tarifa de adiantamento ao depositante cobrada pelos bancos.

A contratação do adiantamento do adiantamento ao depositante e do cheque especial é feita, normalmente, no momento da abertura da conta. O cliente pode optar por contratar ou não essas duas linhas de crédito.

O principal problema do Adiantamento ao Depositante (AD) é que ele é cobrado em caso do adiantamento de qualquer valor. Já vi gente pagando a tarifa de até R$51,80 por deixar a conta negativa por apenas alguns centavos. Quem possui uma conta com pacote de serviços (tarifa de manutenção) não pode deixar a conta zerada, sob o risco de entrar no cheque especial e adiantamento ao depositante caso não haja fundo suficiente para cobrir a tarifa bancária.

O SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) do Banco Santander funciona através do telefone 0800-762-7777, todos os dias, 24 horas, inclusive feriados. Ao ligar solicite que o Adiantamento ao Depositante seja cancelado de sua conta-corrente. Nós recomendamos que suspenda também o Cheque Especial, pois ele é outro serviço que faz a cobertura de transações acima do saldo bancário, o que é mais recomendado, visto que os juros do cheque especial podem chegar a mais de 300% ao ano.

Quando o cliente não possui cheque especial e nem adiantamento ao depositante o banco deixa de cobrir cheques acima do saldo bancário, pagamentos, transferências, saques, compras e quaisquer outras transações que ultrapassem o saldo bancário.

Importante: o cancelamento do A.D não cancela as tarifas cobradas no período em que a linha de crédito permaneceu ativa em sua conta-corrente. A suspensão do adiantamento evita que a conta fique negativa e gere tal cobrança, mas ele não impede que o cliente fique com um saldo devedor junto ao banco caso deixe de pagar a tarifa de manutenção por insuficiência de saldo.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente